ABC - terça-feira , 22 de abril de 2025

Modernidade muda perfil dos avós

Foto: Divulgação

Quando se fala em avós, logo vem à mente palavras como carinho, atenção e principalmente família. Comemorado todo dia 26 de julho o Dia dos Avós traz a reflexão do real papel dos avós nas famílias de hoje. De acordo com a psicóloga especialista em psicanálise e doenças da modernidade, Rosa Eugênia de Freitas, de Santo André, o perfil das avós mudou nos últimos tempos.

“Antes 50 anos já era a idade de cuidar dos netos. Hoje mulheres dessa idade são avós, mas são extremamente atualizadas, trabalham, possuem outros afazeres”, explica a psicóloga. A idade influencia no traço do perfil das avós. As de 60 anos geralmente não trabalham, são voltadas para atividades dentro de casa e por isso tendem a mimar mais os netos. Já as que possuem 55 anos ou menos, a maioria já trabalhou, se aposentou e não se sentem na obrigação de educar os netos.

Newsletter RD

“Vejo muitas pacientes e amigas que cuidam dos netos e adoram dar amor e carinho. No entanto, todas acreditam que quem tem o dever de dar educação são os pais e não elas”, explica a psicóloga. Rosa Eugênia afirma que essa postura das avós configura um problema cada vez mais evidente na modernidade, pois o fator educação acaba perdido na família.

“Os pais passam o dia fora e quando estão com os filhos querem compensar com bens materiais e as avós até dão carinho, mas não tem o compromisso com a educação”, alerta Rosa. No Brasil, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o número de maiores de 60 anos passou de 14,8 milhões, em 1999, para 21,7 milhões em 2009. (Colaborou Carolina Neves)

 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes