
Em meio à crise econômica que assola o País, os pais residentes no ABC vão receber presentes mais baratos este ano. Segundo a Pesquisa de Intenção de Compras (PIC) Dia dos Pais, feita pelo Observatório Econômico da Universidade Metodista e divulgada nesta quarta-feira (27), a movimentação financeira na região será 12% menor em relação à mesma data no ano passado. Outro destaque do estudo é a volta da preferência pelos shoppings como locais para a compra dos presentes.
A pesquisa aponta a expectativa de movimentação de R$ 60,5 milhões para as compras dos Dias do Pais. No ano passado, a projeção era de R$ 63 milhões. Se levar em conta o IPCA acumulado até junho passado de 8,84% de inflação, haverá uma queda real de 12% em 2016 em relação a 2015.
“Essa queda na movimentação comercial encontra explicação na atual conjuntura econômica em que muitos moradores da região perderam espaço no mercado de trabalho e aqueles que conseguiram preservar seus empregos fizeram ajustes nos orçamentos domésticos diante das incertezas com a relação ao futuro”, aponta o estudo.
Outro número que comprova a queda na movimentação financeira é o gasto médio que será realizado pelos clientes. De R$ 193, em 2015, o gasto médio será de R$ 172,65. Entre os 671 questionários válidos, 41,5% dos entrevistados vão presentear os pais com vestuários e calçados, enquanto 21,3% darão perfumes e cosméticos. Outros 5% vai optar por artigos esportivos e 4,6% vão comprar relógios ou joias para os respectivos patriarcas.
Locais
Diferente das pesquisas anteriores, os shoppings tiveram aumento na preferência dos consumidores entrevistados. Do total, 45,1% vão procurar as lojas dos shoppings para comprar os presentes. “Existe uma projeção de que isso aconteça por causa do atendimento, as pessoas preferem o tipo de atendimento que o shopping pode dar, mas temos de prestar a atenção no comércio de bairro e comércio de centro que também vão ser bem procurados, pois os consumidores querem ir ao local mais próximo”, explicou a coordenadora do curso de Ciências Econômicas da Metodista, Silvia Okabayashi.
Os estabelecimentos comerciais de centros serão procurados por 29,4% dos entrevistados, enquanto os de bairro serão procurados por 7,8%. A proximidade foi o fato mais citado como determinante para a escolha do local de compra (55,3%). Em seguida vem a diversidade de produtos (18,6%) e a acessibilidade com 15%.
Mobilidade
Na pesquisa, 31,3% dos consumidores do ABC vão se movimentar para os municípios vizinhos para fazer compras para o Dia dos Pais. Os moradores de Ribeirão Pires serão os principais migrantes na hora das compras (53,1%). Mesmo com uma queda grande em relação ao ano passado, 50% dos consumidores de Rio Grande da Serra vão sair a cidade para comprar os presentes.
Os principais eixos de mobilidade serão Santo André e São Bernardo. As lojas andreenses serão alvo das compras da maioria dos moradores da região. São Bernardo será a preferência dos entrevistados que moram na Capital (12,5%) e de Santo André (9,6%).
“A pesquisa apontou que os consumidores também querem ir ao local mais próximo, mas isso não quer dizer apenas o local mais próximo das residências, mas do local de trabalho. Com o trânsito e a dificuldade para chegar em alguns centros, os consumidores que trabalham em outro município podem aproveitar dessa facilidade e comprar os presentes antes de voltarem para casa”, afirmou a pesquisadora da Metodista.