Em uma área de 30 mil metros quadrados, a TIM, operadora de telefonia móvel, inaugurou ontem (2) o Pólo Tecnológico, localizado no complexo Pirelli, em Santo André. Com investimento de R$ 262 milhões, em três anos, o espaço abriga o mais moderno e avançado complexo da empresa e também terá espaço para novas tecnologias com a criação de um pólo de desenvolvimento de software, que passará a oferecer serviços à operadora e parceiros, além da possibilidade de exportar para as cidades co-irmãs do grupo Grupo Telecom Italia, proprietário da TIM.
Estão sendo instaladas as áreas de Tecnologia da Informação, Data Center, Centro de documentação e o maior call center com capacidade para até 1,5 mil PAs (Posições de Atendimento) que vão cobrir a maior parte dos cerca de 30 mil atendimentos diários. A expectativa é a geração de 2,5 mil postos de trabalho até o fim de 2006.
Para o presidente da TIM no Brasil, Mario Cesar Pereira de Araújo, o principal objetivo da empresa é oferecer atendimento diferenciado. “Qualquer operadora que preste serviço ao cliente tem que ter qualidade”, afirmou ontem (2) durante a inauguração.
O Pólo está num terreno onde, em 1929, funcionava a fábrica de cabos da Pirelli, que depois começou a fabricação de pneus. “É um sonho ver isso acontecer. Espero que o Pólo tenha o mesmo crescimento que a Pirelli teve no passado”, destacou Giorgio della Seta, que assumirá a presidência da Telecom Italia América Latina em janeiro de 2006.
Critérios
Entre os motivos que levaram a TIM a escolher Santo André, Araújo destacou a oferta de mão-de-obra qualificada e a “massa” jovem de estudantes que saem das faculdades localizadas no ABC para ajudar no desenvolvimento de software. “A idéia é oferecer algo na prática para quem saiu ou ainda está na faculdade, além de usar essa mão-de-obra como estagiários e futuros colaboradores”, disse Araújo, ao acrescentar que a idade média dos funcionários será de 24 anos.
Para se destacar da concorrência, a operadora aposta no treinamento e capacitação dos funcionários, que serão motivados a atender melhor o cliente que está do outro lado da linha precisando de ajuda. A grande preocupação da empresa é a de oferecer planos adequados para o consumidor e não colocar à venda aparelhos com valores mais baixos.
A TIM é a segunda maior operadora no Brasil e conta com mais de 18,3 milhões de clientes espalhados por todo o País. A empresa espera fechar 2005 com a marca de 20 milhões de clientes. Nos últimos anos, a operadora investiu no mercado nacional US$ 7 bilhões. Na América Latina, além do Brasil, as atividades estão concentradas na Argentina