ABC - terça-feira , 29 de abril de 2025

Celular incentiva uso dos orelhões

O crescimento do celular – que passou de 101,2 milhões de assinantes em fevereiro de 2007 para 124,1 milhões no mês passado – tem incentivado o uso dos orelhões. À primeira vista, pode não fazer muito sentido. Afinal, se as pessoas carregam um aparelho com elas, porque usam o telefone público? A explicação é a diferença entre o preço do minuto a ligação no celular pré-pago e o do orelhão.

“A ligação no telefone público pode ser até 20 vezes mais barata”, afirmou Luis Fernando de Godoy, diretor do Segmento Residencial da Telefônica. “As pessoas sabem.” Oitenta por cento dos celulares no Brasil são pré-pagos. Muita gente recebe chamadas no aparelho móvel e carrega um cartão de orelhão, para fazer chamadas no telefone público. O crescimento da base de celulares também aumenta a quantidade de pessoas que podem ser alcançadas pelo telefone, o que eleva o tráfego de maneira geral

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Nos últimos quatro anos, a venda de cartões de orelhão acumulou crescimento de 12,6% no Estado de São Paulo, alcançando 169 milhões em 2007. A Brasil Telecom informou que houve crescimento, sem divulgar números. A Oi disse que, em sua região, as receitas com telefone público estão estáveis. Existem 1,1 milhão de telefones públicos no País, o que representa seis aparelhos para cada grupo de seis habitantes, segundo a Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil).

Em São Paulo, são 250 mil orelhões, sendo 69 mil na capital. “No ano passado, foram feitas 1,4 bilhão de chamadas a partir de telefones públicos em São Paulo”, disse Godoy. A regulamentação do setor obriga a ter pelo menos um aparelho nas localidades com mais de 100 habitantes e que, nas áreas urbanas, as pessoas não podem andar mais de 300 metros para encontrar um telefone público.

“A expectativa inicial era que houvesse uma substituição do uso dos orelhões pelos celulares”, disse Leandro de Mattos Bueno, diretor da Brasil Telecom. “Mas isso não aconteceu.” Uma pesquisa feita pela operadora mostrou que 76% dos clientes da telefonia pública na sua região têm celular.

Em outros países, a substituição aconteceu. Nos Estados Unidos, a AT&T anunciou que deixará o mercado de telefones públicos no fim deste ano, por causa da alta disponibilidade de alternativas como o celular.

No caso da Brasil Telecom, os orelhões acabaram entrando até como parte da estratégia de crescer na telefonia móvel. O cliente pode usar os créditos do pré-pago no telefone público. Além disso, a empresa fez promoções em que quem compra o pré-pago pode usar o orelhão de graça aos sábados, num horário predefinido. Dependendo da promoção, é das 11h às 15h ou das 16h às 20h. “O orelhão incentiva a venda de celulares”, explicou Bueno. A Brasil Telecom domina a telefonia fixa na sua região, mas foi a quarta a entrar no mercado de celulares.

Um grande problema enfrentado pelas operadoras na telefonia pública é o vandalismo. No Estado de São Paulo, 25% dos aparelhos são quebrados pelos usuários todo mês. Na área da Oi este número está em 14%. A Brasil Telecom não divulgou o número, mas afirmou que ele é alto. “Gastamos R$ 78 milhões por ano para manter a planta de telefonia pública, sendo que R$ 14 milhões são para o conserto de telefones depredados”, disse Godoy, da Telefônica.

Os estragos mais comuns são a destruição da leitora cartões e do monofone (a parte do telefone em que a pessoa fala e ouve o interlocutor), segundo a Telefônica. Em média, são danificadas 750 campânulas (a orelha do orelhão) por mês na região da Oi. (AE)

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