
A Escola Livre de Teatro de Santo André sediará, de 1 a 10 de julho, o I FELT – Festival Livre de Teatro, em conjunto com o Coletivo Livre de Teatro. Doze espetáculos farão parte da programação, realizados por ex-aprendizes e grupos originários do ABC. Todo gratuito, o festival ainda conta com 10 oficinas abertas ao público.
As peças serão divididas nas categorias teatro adulto, teatro de rua, teatro infanto-juvenil, linguagem de máscaras e experimento cênico-artes integradas. Um dos destaques do festival é a peça “Farinha com Açúcar ou Sobre a Sustança de Meninos, que será apresentada nesta sexta-feira (01/7), às 20h, com o Grupo Coletivo Negro.
O grupo, que nasceu do estudo de aprendizes da Escola Livre de Teatro, é formado afrodescendentes que investigam o imaginário construído em relação ao negro brasileiro. Para essa montagem, o grupo entrevistou 12 homens negros de diversas idades e ocupações, na tentativa de buscar o que era comum em suas histórias. A peça tem classificação 16 anos.
Além de trazer grupos já estabelecidos na cena teatral, o festival também abre espaço para os coletivos que acabaram de se formar na escola. É o caso do Coletivo DZ6 que integra a programação com Esparro, espetáculo que mescla diferentes universos de Plínio Marcos, como o muquifo de Dois Perdidos Numa Noite Suja, o quarto de Quando as Máquinas Param e o mocó de Abajur Lilás.
A programação completa do festival está disponível no site da Escola Livre de Teatro – www.portallivredeteatro.com. Informações pelo telefone 4990-4477.