
Na tarde desta quinta-feira (11), os 13 integrantes do Fórum dos Dirigentes das Instituições Públicas e Comunitárias de Ensino Superior da Região do ABC, assinaram e fizeram o lançamento oficial da carta aberta e da carta-compromisso que serão destinadas as chapas candidatas as Prefeituras do Grande ABC. O objetivo principal do acordo é firmar o trabalho cooperativo entre as instituições da região e as prefeituras referente ao aperfeiçoamento do ensino, ciência e a tecnologia, prioridades estratégicas nacionais, visando o bem de todos os cidadãos.
Entre as prioridades que estão na pauta está a criação e consolidação de ambientes promovedores de inovação e estímulo empreendedor como os parques tecnológicos, polos e centros de inovação e incubadoras de empresas na Região do ABC; fomentação das ações de estímulo à extensão universitária e tecnológica; medidas para melhorar a segurança, a urbanização e a iluminação pública no entorno dos campi das instituições de ensino e pesquisa da região; contribuição na busca de soluções referentes a demandas sociais e de comunidades universitárias, tais como: moradia estudantil, vagas em creches, transporte público, alimentação e saúde pública.
“Todos os compromissos da carta são prioridades, entre os vários itens que citamos na carta, não há como dizer que um é melhor que outro. A interação das escolas com as prefeituras, o transporte e a segurança são as principais compromissos. O próximo passo será enviar a carta para todas as chapas do DR e ter adesão do serviço, além da cobrança dos candidatos”, conta o Coordenador do Fórum dos Dirigentes, Prof. Dr. Klaus Werner Capelle.

Se a carta-compromisso for assinada, os dirigentes afirmam que apesar do cenário de escassez que o Brasil enfrenta, os resultados serão eficientes, pois abrirão um canal efetivo no diálogo do governo e representantes das instituições de ensino. Entre os itens da carta-compromisso, está ainda o apoio dos dirigentes das instituições de ensino e pesquisa da região na busca de recursos financeiros junto a outras esferas governamentais (estadual e federal), as agências de fomento e ao setor produtivo para atender as demandas sociais.
Segundo o vice-coordenador do Fórum, Marcelo José Ladeira Mauad, a meta é desenvolver ações, programas e parceiros para buscar soluções aos problemas atuais e desenvolver novas propostas aos estudantes e sociedade. “São mais de 100 mil pessoas envolvidas nas instituições e nos projetos. Já do ponto de vista de atendimento direto, são mais de um milhão de pessoas atendidas por ano. Vamos desenvolver o projeto e priorizar os estímulos e compromisso com a comunidade”, conta.
Universidades participantes:
– Centro Universitário FEI
– Centro Universitário Fundação Santo André
– Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia
– Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
– Faculdade de Medicina do ABC
– FATEC Diadema
– FATEC Mauá
– FATEC Santo André
– FATEC São Bernardo do Campo
– FATEC São Caetano do Sul
– Universidade Federal do ABC
– Universidade Metodista de São Paulo
– Universidade Municipal de São Caetano do Sul