
O Centro de Reflexão de Trânsito (CRT) realiza nesta quarta-feira (26/10) exposição de banners e vídeos. O evento conclui as ações do projeto São Bernardo: Arte Urbana, Reflexões e Cidadania, que teve como proposta promover a transformação visual do CRT utilizando o grafite como linguagem. A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria de Transportes, é articulada com o tema educação para o trânsito e mobilidade urbana.
A mostra, localizada na Rua Humberto Luiz Gastaldo, 40, Parque São Diogo, será exibida para alunos das escolas estaduais Robert Kennedy e João Firmino de Araújo, nos períodos da manhã e tarde.
Por meio do projeto, jovens da cidade e artistas convidados grafitaram as paredes e painel interno do CRT. De acordo com a Encarregada do Serviço de Educação para o Trânsito da Prefeitura, Valdênia Santos, o objetivo das oficinas foi divulgar e valorizar a arte urbana e, além disso, sensibilizar jovens e estimular a formação de novos artistas.
“A exposição tem a finalidade de transmitir aos alunos que a arte urbana é importante ferramenta de diálogo com as pessoas, especialmente com o público jovem, contribuindo, ao mesmo tempo, para prevenir acidentes no trânsito”, explicou.
O projeto – ‘São Bernardo: Arte Urbana, Reflexões e Cidadania’ teve o objetivo de criar uma galeria aberta de arte urbana em São Bernardo. Também visa estimular a formação de novos artistas e discutir cidadania utilizando a arte como meio. O tema trabalhado foi mobilidade urbana, que tem impacto fundamental na qualidade de vida das pessoas.