
Na próxima semana, a Prefeitura de Santo André e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado (CREA-SP) firmam convênio que visa parceria para análise de pontes, passarelas e viadutos do município. O prefeito Paulo Serra (PSDB) destaca que a ideia é obter um diagnóstico real desse viário para realização de manutenções preventivas.
A estimativa de Serra é que o estudo fique pronto em até 30 dias, depois do início dos trabalhos. Quanto às nove pontes situadas ao longo da Avenida dos Estados, o prefeito explica que a ideia é que todas sejam alteadas para evitar problemas no tráfego com transbordamentos do rio Tamanduateí.
“Uma rotatória já estamos resolvendo. As duas pontes, na região do Sam´s Club, estarão alteadas e alargadas. A de Santa Terezinha será contemplada no projeto com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). Temos que resolver (as pontes de) Utinga e Capuava”, diz.
O prefeito faz referência à ponte do bairro Santa Terezinha, que cedeu no início deste ano e está interditada para o trânsito desde então. O viário está incluso em um projeto de modernização e aguarda liberação de verba do BID.
Em reportagem publicada pelo Repórter Diário em março deste ano, o inspetor do CREA-SP André Sobreira Araújo visitou alguns dos viadutos de Santo André e destacou falta de drenagem, infiltração, corrosão e buracos na pista. Na ocasião, o engenheiro civil afirmou que os viários necessitam de manutenção corretiva urgente. (leia mais)
A assessoria de imprensa da Prefeitura informa que começará a analisar, a partir da próxima semana, minuta de convênio que o CREA-SP deve apresentar à Administração. Como esta minuta ainda não foi apresentada, o governo não consegue afirmar quais seriam os eventuais custos para viabilização dessa parceria, nem data para início dos trabalhos.
Uma vez concretizado o convênio, a cooperação com o órgão vai se somar a medidas preventivas que a Prefeitura já tem adotado, como as obras de reparo que o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) realiza nas pontes na avenida dos Estados e na avenida Capitão Mário Toledo de Camargo.
Plano de metas
Na próxima quinta-feira (11), vence o prazo para entrega do plano de metas, prometido por Serra, quando entregou o projeto de lei sobre a reforma administrativa do Executivo andreense na Câmara. No plano, estarão 45 propostas que, de acordo com o tucano, serão cumpridas ao longo do mandato.
Entre as metas estão a construção de dez creches até 2020, com financiamento do governo Federal, aumento de cobertura da Estratégia de Saúde da Família, que atualmente está em torno de 25% no município, padronização das unidades de saúde, entre outros pontos.
Serra explica que essa é uma das ações mais importantes do governo, pois são metas que serão cumpridas e a população poderá acompanhar por meio de dados concretos. “É um salto de qualidade na gestão da cidade, pois é algo inédito. Haverá metas para o dia a dia da cidade e para serem realizadas durante a gestão”, avalia.
Mesmo com um cenário econômico desfavorável, o prefeito destaca que acredita no cumprimento de todas as metas. “Aposto na retomada de crescimento e capacidade de investimento do município. Vamos protocolar na Câmara o que é possível ser feito”, pontua.