
Uma das figuras mais importantes do nordeste brasileiro e do baião, o pernambucano Luiz Gonzaga (1912-1989) será homenageado no espetáculo Mané Gostoso, do tradicional Ballet Stagium, que estará no SESC Santo André neste sábado (20). A apresentação é gratuita e recria, com mistura poética e bom humor, a memória nordestina.
No espetáculo, a companhia de Ballet Stagium resgata raízes do povo brasileiro e mistura o popular com o erudito, o que se dá a partir das canções do grupo Quinteto Violado. O título Mané Gostoso, por sua vez, é referência ao boneco de madeira com braços e pernas articulados por cordões, facilmente encontrados nas feiras de rua do Nordeste. Apesar de nacional, a peça tem forte identidade nordestina marcada pela grandeza poética e ao mesmo tempo pela simplicidade.
Com direção de Marika Gidali e coreografia de Décio Otero, a encenação concebida há 10 anos segue com o mesmo frescor da época de criação e propõe incursão à versatilidade da população do Brasil. “Estamos em parceria com o quinteto desde 1975 e tentamos fazer o espetáculo uns 30 anos atrás, mas não deu certo, e neste novo reencontro conseguimos homenagear o Norte e o Nordeste”, conta Marika.
A diretora diz que conheceu Luiz Gonzaga e a apresentação que a princípio não era homenagem ao pernambucano acabou se tornando homenagem com o passar do tempo “Escolhemos os músicos a partir de inspirações na música imortalizada de Luiz e rodamos o Brasil inteiro com a apresentação. Esperamos surpreender também o público de Santo André”, reitera.
Engajamento político
Fundado em 1971, na cidade de São Paulo, a companhia tem a direção também de Marika Gidali e Décio Otero. Com o apoio e influência da classe teatral local, ficou reconhecido nacionalmente pelo projeto engajamento político. O repertório do grupo já abordou temas como racismo, violência, opressões e genocídios e, entre tantas inovações, foi o primeira a utilizar a música popular brasileira na trilha sonora. Em 1981, Marika Gidali realizou seu sonho de infância e criou o projeto Escola Stagium, onde levou mais de 80 mil crianças e adolescentes da periferia da Capital para assistirem espetáculos de dança.
A apresentação de Mané Gostoso faz parte do projeto ABCDança, iniciativa da Associação Projeto Brasileiro de Dança com apoio do ProAC Festivais de Arte, da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna e das prefeituras envolvidas e do Sesc.
(Colaborou Amanda Lemos)