
O Laboratório de Artes Visuais OMA, em São Bernardo, realiza sua exposição anual com início no dia 27 de outubro (sexta-feira). Em sua terceira edição, a atividade conta com um grupo de cinco artistas com objetivo de apresentar interação e aperfeiçoamento de técnicas e conhecimentos relacionados a produção no campo artístico. A mostra fica aberta para visitação até o dia 18 de novembro, tem classificação livre e é gratuita.
Coordenados pelo artista Thiago Toes, os membros que compõem o laboratório trazem diferentes formatos na exposição coletiva, como as fotografias marcadas em placas de concreto e chapas de metal de Ricardo Sanchez, ou a conexão com o orgânico e natural em diversas formas de Flávia Dell’Abadia.
O laboratório funciona com encontros mensais, onde os membros trocam experiências e refletem sobre técnicas e teorias. Durante o processo, a Galeria também trouxe outras pessoas para dialogar com os participantes, como Marcos Moraes, coordenador do curso de artes visuais da FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado), e as organizadoras da Feira Parte, além de colecionadores e outros curadores e críticos.
Integram também o grupo os artistas Dener de Sousa, com a resinificação de objetos, e Matheus Pfeifer, que desenvolveu durante o ano pesquisas dentro da própria pintura e expressão, como a interação entre cores, o erro e o apagamento de imagens e formas.
A seleção dos artistas que integram o Laboratório OMA é feita após análise dos trabalhos e portfólios de diversos artistas pelo galerista Thomaz Pacheco, que acredita que a prática só fortalece o circuito de artes visuais na região. “Como o trabalho é desenvolvido ao longo do ano, é muito interessante observar o progresso e o desenvolvimento dos estudos dos artistas, tanto individualmente, quanto em grupo. E no fim do ano, temos a oportunidade de expor esses trabalhos também em um caráter de laboratório expositivo”, comenta Pacheco.
As inscrições para a próxima edição do Laboratório já estão abertas. Os interessados devem enviar portfólio com cinco a 10 trabalhos, além do currículo artístico, tudo no formato PDF para o e-mail contato@omagaleria.com. Para as entregas presenciais, basta deixar o material na OMA Galeria (rua Carlos Gomes, número 69, Centro de São Bernardo). Não existe custo para participação a partir do ano que vem, que será mediada por Thiago Toes e Thomaz Pacheco.
Conheça um pouco mais dos participantes da edição deste ano do Laboratório:
Dener de Sousa
Vive e mora em Mauá – SP. Artista visual, educador e produtor cultural vem desenvolvendo uma pesquisa com foco na resinificação dos objetos, onde se apropria de vários suportes para a sua expressão artística.
Flávia Dell’Abadia
É artista visual e arte educadora. Natural de São Bernardo do Campo.Formada em Artes Visuais, pela Faculdade Paulista de Artes em 2012. Ao longo dos últimos anos tem buscado sua identidade como artista passando por experiências e descobertas no campo da pintura e do desenho.
Matheus Pfeifer
Belo-horizontino e cresceu em Campo Grande (MS), pinta desde os 8 anos e se mudou para São Paulo em 2009 para cursar publicidade. Em 2013 voltou aos estudos da pintura e, em 2016, completou a pós-graduação em Pintura Contemporânea na Belas Artes.
Ricardo Sanchez
Formado em publicidade, em 2010 começa a fotografar como forma de expressão artística. Em 2011 tem o primeiro reconhecimento quando é classificado para uma exposição coletiva da Nikon no Photo Image Brasil. O interesse por fotografias urbanas tem feito acumular, ao longo desses anos, premiações em salões e concursos culturais de fotografia.
Serviço
Mostra Coletiva do Laboratório de Artes Visuais OMA, na OMA Galeria
Abertura: 27/10, a partir das 19h
Encerramento: 18/11
Local: OMA Galeria – Rua Carlos Gomes, 69, Centro – SBC
Classificação: Livre
Entrada gratuita.