
Com cerca de 500 participantes, o primeiro dia do 2º Congresso Brasileiro de Turismo Industrial, promovido pela Prefeitura de São Bernardo no Senac, foi marcado pela adesão de mais duas empresas ao programa de Turismo Industrial da cidade.
O projeto, que já tem 12 empresas parceiras, passou a contar com participação das empresas Toyota do Brasil e Cervejaria Balmann, que promoverão visitas monitoradas às fábricas a partir de janeiro do próximo ano.
Em agosto, a Toyota já havia inaugurado o Centro de Visitas, que tem como objetivo mostrar a história da empresa, com destaque as atividades mais importantes da Toyota no Brasil e no mundo. Com a inauguração do Centro de Visitas, a empresa conclui o projeto São Bernardo ReBorn, que investiu R$ 70 milhões na planta da cidade. Só o Centro de Visitas recebeu o aporte de R$ 5 milhões.
Além da Toyota e da Cervejaria Balmann, a Prefeitura também mantém diálogo para atração das Ecovias, da Weg, além de outras duas empresas para o programa. Atualmente, o projeto conta com parcerias da Scania, Masipack, Zurich Termoplásticos, a Basf – Tintas Suvinil, a Omnisys, a Wheaton Brasil, a Formag´s Gráfica e Editora, a Mercedes-Benz do Brasil, a Fundação Espaço Eco, a Friozem Logística, a Volkswagen do Brasil e Empresa Metropolitana de Água e Energia (Emae) – este último promove visitas à usina hidrelétrica Henry Borden.
A estimativa é que os dois dias de Congresso reúnam mil pessoas. Também compuseram a mesa do evento o adjunto da pasta, Fernando Martini, o gerente do Senac São Bernardo do Campo, Jurandir Santos, o diretor Jurídico do Consórcio, Uriel Aleixo, e a presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Sandra Regina Cracco.