
De 31 de agosto até 23 de setembro acontece a Festa de Flores e Morangos de Atibaia, um dos festivais mais visitados do Estado de São Paulo e que celebra a chegada da primavera – 22 de setembro – com apresentações de muitas espécies de flores e boa gastronomia regada a morango. Na 38ª edição, a principal festa da cidade, que fica a pouco mais de 70 quilômetros da Capital, vem com homenagem aos 110 anos da imigração japonesa no Brasil e também shows de música e dança, como apresentação especial de taiko.
A expectativa é atrair mais de 100 mil visitantes, marca de toda edição. Reconhecida como a cidade das flores e do morango, Atibaia se destaca no cenário nacional pelo forte desempenho agrícola neste quesito. Assim, a cidade é a terra das rosas, crisântemos, lisianthus, áster, orquídeas, cyclamen, gérberas, amor perfeito, girassol e outras centenas espécies que na festa estão num pavilhão de 1,5 mil m².
Atibaia produz em média 4 mil toneladas de morango por ano, segundo a Associação de Produtores. Por isso, na 38ª edição o visitante pode comprar variadas quantidades da fruta e doces derivados direto da roça. Entre as espécies estão o Camino Real, Camarosa, Oso Grande, San Andreas e Albion.
Com cerca de 100 expositores, a festa acontece no Parque Municipal Edmundo Zanoni (avenida Horácio Neto, 1030), numa área com cerca de 39 mil m², que abriga, além de toda a estrutura do evento, um espaço verde permanente, lago, parque infantil, salão do artesão, Museu de História Natural e belos jardins.
Apesar de a festa levar o tema da cultura japonesa – há três restaurantes da deliciosa culinária nipônica, o turista pode apostar em pratos como churrasco, massas, lanches, sucos de todos os sabores e, claro, muita sobremesa à base de morango. Na parte de shows culturais, ocorrem apresentações de danças típicas de Portugal, Espanha, Lituânia e, principalmente, do Japão. O ingresso custa R$ 34. A programação está no site www.floresemorangos.com.br

Atrações turísticas
Ainda quem visitar a festa deve saber que Atibaia tem outras atrações turísticas e clima pra lá de agradável, um dos melhores do Brasil. Um dos locais mais procurados é a Pedra Grande, perto do centro e de onde é possível contemplar toda a região. Dá para ir a pé ou de carro, vale muito a pena se aventurar.
Outra dica é o Centro Histórico, que reúne as igrejas São João Batista e Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. Também interessante é o passeio de teleférico, que interliga a região central ao Parque das Águas, composto pelo Jardim Japonês e ótimo para descanso. Quem gosta da noite, na alameda Lucas Nogueira Garcês não faltam bares e baladas com música ao vivo, som sertanejo e culinária cheia de petiscos.
Antes de ir embora da cidade, vale passar em algum supermercado e adega para comprar frutas de caroço, mel e cachaça, típicos de Atibaia. O artesanato é outra especialidade local. (Colaborou Julia Natulini)
38ª Festa de Flores e do Morango – De 31 de agosto até 23 de setembro. Às sextas, sábados e domingos, das 9 às 18h. Parque Edmundo Zanoni. Avenida Horácio Neto, 1030. Ingressos R$ 34. Telefone 0800-555-979.