
O banco de leite do Hospital Municipal Universitário (HMU) de São Bernardo apresentou, nesta terça-feira (12/9), nova máquina que atesta a qualidade nutricional do leite ofertado aos recém-nascidos. O hospital é primeiro equipamento público de Saúde do ABC, e o quarto no Brasil, a oferecer a tecnologia.
Responsável da pasta de Saúde, Dr. Geraldo salientou que o novo equipamento irá detalhar a quantidade exata de proteínas e gorduras. “O banco fornece leite para cerca de 80 bebês prematuros mensalmente. Muitos destes recém-nascidos necessitam de uma dieta específica para uma melhora em curto ou longo prazo. Agora, passaremos a selecionar o tipo de leite para cada paciente, ocasionando assim um ganho de peso mais rápido e um desenvolvimento sadio”, apontou.
Mãe de Gael, 1 mês e 7 dias, a professora de dança Paula Peixinho Sanchez fez questão de participar da solenidade. A criança nasceu prematura e desde o primeiro dia de vida depende do banco de leite para se alimentar. “Meu filho nasceu de 7 meses e fui muito bem acolhida por todos. Agora sabendo que o leite que será entregue ao meu filho e a todas as outras crianças é 100% saudável, me deixa extremamente feliz”, disse Paula.
Recentemente, o equipamento conquistou prêmios pelo trabalho realizado. Em abril do ano passado, o HMU ganhou o selo de qualidade na “categoria A”, em prêmio idealizado pelo Ministério da Saúde e pela Fundação Oswaldo Cruz (Friocruz). A certificação atesta que todos os processos de padronização e manuseio do leite são respeitados e que a unidade fornece aos bebês um alimento com qualidade e segurança.
O equipamento também foi reconhecido em duas categorias do Prêmio Paulista de Banco de Leite. O HMU concorreu com 57 bancos de todo o Estado de São Paulo e foi premiado duas vezes, como melhor Volume de leite coletado e Volume de leite distribuído.