
Com vagas abertas a partir deste mês, as contratações temporárias para o fim do ano devem aumentar em pelo menos 10%, em relação ao mesmo período de 2017. A projeção, que inclui o ABC, feita pela Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem) é que 434.429 mil vagas sejam ofertadas entre setembro e dezembro, contra 394.935 no ano passado.
A projeção de alta é influenciada, principalmente, pelas contratações na indústria – em especial as do segmento farmacêutico, alimentar, químico e agroindustrial. Do total de vagas, 65% devem ser para a indústria (212.708 vagas); 15% comércio (49.086); 20% serviço (65.448). O Estado de São Paulo lidera o ranking com 67,27% das vagas (292.230 oportunidades ante 265.664 em 2017).
Segundo o diretor administrativo da Asserttem, Alexandre Lopes, o aumento de contratações é alto tendo em vista que entre 2016 e 2017 o aumento não chegou a 3%. Lopes alerta ainda que existem grandes chances de efetivação quem investir na área. “Historicamente entre 10 a 15% dos temporários que se dedicam são efetivados” afirma.
A estudante de Produção de Moda, Érica Cristina Santos, 22, moradora de São Bernardo, é exemplo. Ingressou na loja de roupa Tent Beach, no Shopping São Bernardo Plaza, em outubro de 2016, como vendedora e conseguiu efetivação após o período de festas. “Me dediquei no período de festas e ao fim do contrato disseram que iam continuar comigo”, contou.
Por conta de sua primeira graduação teve de pedir demissão do empreendimento, mas garante que o trabalho lhe proporcionou boas experiências e chances. “Apesar da rotina cansativa, foi um grande crescimento profissional”, afirma.
O auxiliar de projetos sociais Jefferson Souza Martins, 23, morador de Mauá, também conseguiu efetivação após trabalhar como auxiliar na Lojas Americanas, no Mauá Plaza Shopping, na cidade. Integrou a equipe em dezembro de 2014 e já em março foi efetivado. “Tive uma dedicação muito grande. Passei por todos os setores da loja e quando ia ser promovido para subgerente precisei sair por conta dos estudos”, disse.
Agência de emprego prevê alta de até 30%
A coordenadora da unidade de Recursos Humanos da Global Empregos, com unidade em Santo André, Flávia Moraes, conta que as empresas já iniciaram as inscrições para o período, e que somente nas cinco agências espalhadas pelo Estado, as vagas devem chegar a 4 mil, alta de 30% em relação ao ano passado. “Muitas empresas e candidatos têm no procurado. Acredito que será bem melhor do que os últimos dois anos”, avalia.
Flávia afirma que as metalúrgicas já iniciaram chamamento, e quem deseja participar da seleção não deve perder tempo. “Em compensação, as contratações para o varejo iniciam em outubro, por consequência do aumento de vendas o número de vagas deve ser maior”, afirma. Na Global, o candidato pode cadastrar o currículo no site www.globalempregos.com.br.
O diretor de Desenvolvimento de Pessoas da ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos), Luiz Edmundo orienta que além de iniciativa, o cidadão que investe na contratação temporária deve buscar o que tem facilidade e conhecimento. “Assistir vídeos na internet sobre a área que deseja atuar faz total diferença na hora da entrevista, demonstra que o candidato tem conhecimento na área”, ensina.
Outro diferencial é estar bem apresentável na hora da entrevista e pesquisar as opções antes do início das contratações. “Busque um shopping próximo, deixe o currículo e se apresente. Assim, na hora do recrutamento, você sairá na frente”, acrescenta.
Na região, o Mauá Plaza Shopping abrirá em novembro 473 vagas para temporários. O número é 21% mais alto do que o ano passado, com 390 contratações para o período. As áreas disponíveis pelo empreendimento são para caixas, estoquistas, vendedores, atendentes e gerentes de vendas. O cadastro do currículo deve ser feito pelo site do shopping (www.mauaplaza.com.br) na área “Trabalhe Conosco”.