
Com a aproximação das férias escolares, os pais e responsáveis procuram atrações para levar as crianças para um dia de diversão. Uma opção para quem quer fazer um passeio próximo à natureza e pertinho do ABC é o apiário Cidade das Abelhas, em Embu das Artes. Incrustado numa área de 100 mil metros quadrados de Mata Atlântica, o parque foi criado há 38 anos com o intuito de transportar alunos, crianças e adultos interessados no mundo das abelhas, que sobreviveram a cataclismos sem extinção, já que sua origem data do tempo dos dinossauros, com mais de 100 milhões de anos atrás.
Quem visita o local pode conhecer mais sobre a vida destes insetos que são imprescindíveis para os humanos, já que são responsáveis pela polinização. Há quase quatro décadas, o apiário recebe visitas de escolas e de grupos nos fins de semana, com atividades de lazer e diversão, mas com viés cultural e educativo. Isso porque os atrativos foram pensados para ensinar às crianças a importância da abelha na natureza. Por isso, o parque temático tem brinquedos ao ar livre, colmeias e uma abelha gigante de fibra de vidro de 18 metros de comprimento e 3 de altura, e outras atrações, como uma réplica de tiranossauro e tobogãs de até 14 metros ao ar livre.
A minicidade é localizada em um sítio com 20 mil m² de extensão e tem ainda atrações para toda a família, como trilhas nas quais é possível ver réplicas de animais – inclusive dinossauros –, e atividade de arvorismo não radical para as crianças, degustação de mel e loja de souvenires para os adultos.

Segundo Elenice Gomes dos Santos, gerente do apiário, o diferencial do tipo de passeio é o contato com a natureza e o viés educativo, que não deixa a diversão de lado. “As crianças podem aprender sobre as abelhas […] temos também o parque, podem passar aqui um dia agradável”, diz. O passeio é indicado para crianças a partir dos três anos, que podem aproveitar melhor as atrações, mas que é comum que os pais levem crianças mais novas também.
O apiário oferece estrutura de lanchonete e banheiros e a visita aos fins de semana conta com bate papo explicativo sobre as abelhas. Os ingressos podem ser adquiridos no próprio apiário e custam R$ 25 para visitantes de três a 60 anos. Estudantes e professores pagam meia-entrada.
Serviço
Apiário Cidade das Abelhas
Endereço: pela rodovia Regis Bittencourt, entrar numa das entradas de Embu e ir até o estádio municipal, depois seguir pela Estrada da Ressaca, Km7 – Parque Industrial Ramos de Freitas Embu das Artes
Fone: (11) 4703-6460 e (11) 4614-0609.
Mais informações: https://cidadedasabelhas.com.br