
A Sala do Empreendedor de São Bernardo chegou à marca de 3.300 pessoas atendidas em dois anos, por meio de cursos oferecidos pela Administração e por parceiros, como o Sebrae. Entre as qualificações aplicadas estão programas como o Emprega SBC, Sala do Empreendedor Móvel nos Bairros, palestras e oficinas temáticas, além do Sebrae Aqui, Qualifica e Empreende 1000 Mei’s e atendimento ao Micro Empreendedor Individual (MEI).
Outra novidade deste ano foi a 1ª Semana de Gestão e Crédito Super MEI, realizada em dezembro. O calendário foi o primeiro promovido pelo Sebrae fora de suas unidades e teve como principal diferencial o oferecimento de cursos gratuitos de gestão empresarial, que abordam temas como planejamento, finanças, marketing, inovação e crédito.
Após a conclusão do curso, o aluno receberá um certificado e terá a oportunidade de pleitear linha de crédito de até R$ 20 mil para o desenvolvimento ou expansão do negócio sem taxa de juros, parcelado em até 36 vezes (para parcelas pagas em dia).
A Sala do Empreendedor também possui parcerias com o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (SESCON), que fornece um analista todas as terças-feiras para atendimento geral ao MEI (Micro Empreendedor Individual) mediante agendamento prévio que pode ser feito de segunda a sexta-feira pela equipe da Sala do Empreendedor.
Por sua vez o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-SBC) tem uma mesa disponível para que os funcionários da entidade prestem atendimento aos técnicos que inscrevem projetos na Prefeitura de São Bernardo.
Outras medidas
No setor varejista, a rede de supermercados Sonda inaugurou nesta semana, no bairro Rudge Ramos, a segunda loja na cidade e a 42ª unidade em todo o Estado. O novo endereço é responsável pela geração de 400 postos de trabalho diretos e indiretos, já preenchidos. Um dos primeiros setores a responder à retomada do crescimento econômico, o comércio varejista e atacadista foi responsável pela geração de cerca de 1.750 postos de trabalho em São Bernardo desde o início do ano passado.
Além disso, o governo também lançou mão de aquecer o setor produtivo com a sanção da Lei de Incentivo Fiscal, que concede aos empregadores desconto gradativo no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) mediante abertura de novos postos de trabalho no município.
Já o programa IPTU Fidelidade, que prevê sorteio de R$ 240 mil por ano para contribuintes que estiverem em dia com os impostos relativos ao imóvel e que efetuarem o pagamento do carnê de IPTU de 2019 dentro do prazo de vencimento, seja à vista ou de forma parcelada. Aprovada na Câmara em novembro, a medida já incrementou a arrecadação da Prefeitura no final de ano, de modo a garantir o pagamento de despesas que ocorrerão na primeira semana de janeiro. O programa é voltado exclusivamente para pessoas físicas.