
A Ouvidoria de Santo André divulgou o planejamento das ações para 2019. Entre as medidas estão a modernização do modelo de Ouvidoria Itinerante, que leva a diversas regiões da cidade atendimento completo, com orientações, encaminhamentos e aberturas de processos.
No horizonte da gestão está também atualização da legislação que regulamenta o funcionamento do órgão. “A legislação deve ser atualizada e nossos trabalhos ficarão mais próximos da sociedade e buscam atuar junto às secretarias”, declarou a ouvidora Oswana Fameli, que assumiu há 10 meses o cargo para o biênio 2018-2020.
Em 2019 a Ouvidoria completa 20 anos de existência como órgão independente, com autonomia para mediar a relação entre o poder público e sociedade civil em busca da solução de problemas ou irregularidades na realização de obras e serviços. Para registrar reclamações sobre serviços previamente solicitados, os munícipes podem recorrer a ouvidoria itinerante, comparecer na sede ou nos plantões periódicos nos Postos SIM da Prefeitura, Paranapiacaba e Parque Andreense, além de visitas em ações sociais por toda a região.
Balanço trimestral
A Ouvidoria de Santo André realizou mais de 2 mil atendimentos no último trimestre do ano passado, de acordo com levantamento feito pelo órgão. Do total de solicitações, 73% foram realizadas via e-mail; 75% diretamente na sede da Ouvidoria; e 29% a partir das ações itinerantes do órgão. Entre os assuntos solicitados estão remoção de árvores, serviços relacionados à fiscalização de obras particulares, sinalização de trânsito, transporte, saúde, entre outros.
Serviço
Ouvidoria de Santo André
Endereço: rua Dona Elisa Fláquer, 37 – Centro
Horário de funcionamento: De segunda a sexta, das 10h às 16h