
O empresário, ex-futebolista e ex-deputado federal Felipe Cheidde, de 82 anos, faleceu na tarde desta segunda-feira (23/09). O Esporte Clube São Bernardo, que foi dirigido por ele divulgou nota sobre o falecimento do seu dirigente. A causa da morte foi insuficiência cardíaca.
“É com profundo pesar que o EC São Bernardo informa, nesta segunda-feira (23), o falecimento do Dr. Felipe Cheidde, 82 anos, maior nome da história do clube. Deixamos aqui nossos sinceros pêsames a toda família, inclusive ao atual presidente Felipinho Cheidde, e a todos os torcedores do EC São Bernardo, do qual ele comandou de meados dos anos 60 até o final de 70, e de 1982 até seu filho assumir”, diz nota do clube.
Cheidde foi deputado federal em 1982 pelo PMDB, eleito com 103.389 votos. Ele participou da votação da da Emenda Dante de Oliveira em 1984, e na eleição para presidente em 1985 votou em Tancredo Neves. Polêmico, Cheidde foi reeleito em 86 e votou pela ampliação do mandado do presidente José Sarney, para 5 anos, e votou contra a estabilidade no emprego para o servidor público pela manutenção do presidencialismo, entretanto não assinou a Constituição promulgada em 1988.
Em 1989 Cheidde teve o mandato cassado. Tentou ainda se reeleger pelo PTR, mas uma discussão sobre prazo de filiação o deixou fora. Em 2002 tentou voltar, desta vez pelo PPB (Partido Progressista Brasileiro),conseguiu 14.139 votos mas não se elegeu.
Ultimamente Chedidd estava com a saúde debilitada. Ele faleceu em São Bernardo mesmo e o sepultamento está marcado para as 14 horas desta terça-feira (24/09) no Cemitério da Vila Euclides.