
Finalmente, depois de décadas de abandono e intervenções que quase o desfiguraram completamente, o Cine Theatro Carlos Gomes, em Santo André, vai voltar a receber o público. Palco de bailes e eventos sociais do início do século passado, cuja memória apenas pode ser vista em fotos amareladas, o espaço cultural pode voltar a ser aquilo para o qual foi concebido, espaço para as mais variadas manifestações artísticas da cidade.
Durante anos, após a desapropriação, ocorreram tentativas de fazer com que prédio voltasse a ter seu antigo brilho e o caminho buscado foi de restauração do degradado patrimônio cultural, mas o custo tornou o projeto impossível, até porque, da antiga estrutura sobraram apenas três paredes, a boca de cena, duas laterais e parte do telhado. A intervenção que se propõe fazer agora é um misto de reforma, com instalações mais modernas, e restauração do que está ainda em pé da velha estrutura, que passaria por restauração parcial para deixar viva a história do antigo cine e teatro. Essa foi a solução mais viável do ponto de vista cultural e financeiro para aquele espaço que está sem atividade desde 2008.
A proposta é fazer estrutura moderna com vigas e colunas metálicas e fechamento em vidro, para tornar o espaço mais convidativo à convivência. Do lado de dentro haverá espaço para uma cafeteria e outros nichos para exposições, apresentações e expressões culturais com a majestosa estrutura que já teve à frente 800 cadeiras. A mistura do antigo e moderno pode trazer vida nova ao Centro de Santo André e resgatar memórias de quem frequentou o espaço. É pena que por toda região ainda há espaços culturais e históricos abandonados. Foram ou estão em fase de desfiguração sem o respeito à importância histórica que representam.