
Em transmissão ao vivo pelo Facebook na tarde desta quarta-feira (08/04) a prefeitura de Diadema informou que a cidade dispõe de 55 leitos especificamente para tratar de pacientes infectados pelo novo coronavírus, o Covid-19. De acordo com o médico Flavius Albieri, a ocupação está entre 40% e 50%. A maior parte dos leitos, 30 deles, está no Hospital Municipal, no bairro de Piraporinha, onde um andar foi reservado para o tratamento dos doentes.
Além do médico, participaram da live a coordenadora da Vigilância à Saúde da prefeitura, Andréia Garbim e a diretora do Centro de Referência HIV/Aids, Mônica Guarnieri. O programa foi apresentado pelo jornalista e secretário de comunicação da prefeitura, Paulo Fares.
Segundo o relatório oficial da prefeitura a cidade conta com casos suspeitos de Covid-19 em 413 residentes, o que inclui 52 pessoas internadas, 78 profissionais de saúde e 13 óbitos em investigação. Estão confirmados 32 casos da doença e um óbito por Covid-19. Foram descartados 172 casos suspeitos da doença. Segundo Albieri, a estrutura no momento é suficiente. “A taxa de ocupação dos leitos é baixa e é ideal que fique assim”, comentou.
O médico também informou que a prefeitura tem mais de 100 respiradores que são essenciais para os pacientes graves do Covid-19, a maioria destes aparelhos está operante. “Temos alguns que precisam de manutenção, mas a empresa que tem contrato com a prefeitura para isso agora só presta serviço para o Governo Federal. Doze destes aparelhos estão reparados pela General Motors. É desse jeito que vamos enfrentar a situação”, explicou.