
Depois da prefeitura de Diadema ter alterado o decreto municipal, na quinta-feira (09/04), endurecendo as medidas para garantir o isolamento social, a fiscalização lacrou nesta sexta-feira (10) uma adega que não respeitou as normas mantendo aglomeração no seu interior. A força-tarefa montada para a fiscalização envolveu 4 equipes compostas por aproximadamente 60 pessoas entre fiscais, agentes de trânsito, guardas municipais, secretários, equipe da Vigilância Sanitária, Meio Ambiente e Procon, foram fiscalizados também os valores de produtos da cesta básica.
Foram fiscalizados 29 estabelecimentos, destes 23 foram notificados e 1 fechado. O comércio que foi fechado pela fiscalização é uma adega na avenida Dom João VI, no bairro Taboão. Segundo a prefeitura o proprietário do local não tomou medidas para evitar a aglomeração. “O estabelecimento estava aberto irregularmente, com aglomeração de pessoas, vendendo bebidas alcoólicas no interior da loja além do desvio da atividade comercial, já que o alvará de funcionamento é para uma mercearia”, informou a administração.
O prefeito Lauro Michels (PV) reforçou as orientações para os comerciantes. “Precisamos da ajuda de todos para achatar a curva, e por isso estamos intensificando a fiscalização nos estabelecimentos de produtos essenciais, pois eles estão funcionando mas precisam cumprir as recomendações do decreto, para preservar seus colaboradores e todos os clientes que frequentam suas lojas”, resumiu.
A fiscalização vai continuar neste sábado e domingo de Páscoa com foco nos comércios. A partir de segunda-feira (13) o foco da força-tarefa será a aglomeração causada pelas filas na frente dos bancos.