Em meio a pandemia da covid-19, o Colégio Singular, com unidades no ABC, tem ampliado recursos para ajudar os vestibulandos. O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e outros vestibulares já definiram seus calendários e, segundo o professor e diretor de vestibulares, Paulo Roberto de Francisco, o esforço redobrado neste cenário é fator determinante para se colher bons frutos no futuro.
Para o professor, embora o local de estudos tenha mudado, é imprescindível que os alunos ministrem dosagem correta de estudos por dia e por semana para não atrasar as matérias e as revisões. “Quando se está em casa, a probabilidade de dispersão é muito maior, o que também pede uma disciplina individual maior”, explica o diretor em entrevista ao RDtv ao acrescentar que a rede de ensino oferece completa retaguarda por meio de equipe especializada e conceituada nas plataformas digitais.
Nesse período, além de manter a rotina de estudos, outra dica é agir como se fosse para a escola. “Acordar cedo, sair da cama, tomar café e focar nas atividades e conteúdos problemáticos que seriam aplicados em sala de aula é a melhor indicação”, diz. Outra sugestão é aproveitar o período de aulas remotas para treinar redação, colocar a leitura em dia e complementar os estudos com vídeos interativos e que levem orientações aos alunos. Assistir a séries e filmes também contribui para aumentar o repertório de conhecimentos.
Sobre os processos seletivos, o professor explica que alguns dos principais vestibulares vão devem exigir menos conhecimento técnico das disciplinas, a exemplo da Unicamp. “Vão pedir mais conhecimentos gerais e questões de interpretação, porque sabem que o período de pandemia traz algumas dificuldades para aprendizado e reforço dos alunos. É o momento ideal para quem quer prestar vestibular para o ensino superior”, sugere.
Maior interatividade
Apesar das dificuldades no período de isolamento social que requer ensino em esquema home office, o diretor de vestibulares relata ter notado uma boa eficiência dos profissionais com interatividade nas redes sociais e plataformas digitais. “Percebemos que os professores estão conduzindo as aulas com uma interatividade muito maior do que presencialmente nas salas de aula”, diz.
Assim, o Singular planeja a volta às aulas presenciais com ensino híbrido e aprendizagem online que acrescente nos métodos de ensino presencial. “O que estiver dando certo nós vamos manter para complementar o que se é passado em sala de aula. Temos visto que os alunos e os professores tem se dado bem em algumas disciplinas, e isso pode fazer a diferença em todo o sistema de aprendizagem”, completa.