
Após a pandemia e, consequentemente as medidas de isolamento social, as reclamações sobre inconsistências nos valores cobrados pela Enel aumentaram. Moradores de Diadema, São Bernardo e Santo André relatam que nos último três meses receberam as contas com até o dobro do valor que costumavam pagar anteriormente. A leitura durante este período esteve suspensa por parte da empresa, e só retomou neste mês.
A controladora de acesso e moradora de Diadema, Giovana Peralta, 40, reside com quatro pessoas em sua casa e passou a receber cobranças com valores equivalentes ao dobro do que costumava pagar normalmente, antes da pandemia. “Eu pagava de R$ 190 a R$ 200 no máximo em minhas contas, mas desde março as faturas estão vindo bem mais altas, em torno de R$ 450”, conta.
Após realizar a autoleitura, Giovana Peralta questionou a Enel ainda no mês de abril e solicitou uma vistoria, mas, segundo a moradora, a resolução do problema através do telefone ficou quase impossível, visto que a empresa ainda não tem previsão de retornar com os atendimentos presenciais. Após a solicitação, a autarquia afirmou que não havia erros no valor cobrado. “Eu ia parcelar o pagamento das cobranças, mas estão erradas, costumava pagar bem abaixo disso”, relata.
Em Santo André, a munícipe Luana Leite, 24, conta que as faturas recebidas em sua casa também aumentaram em níveis absurdos, pois de R$ 130, a moradora passou a pagar R$ 195 em abril e mais de R$ 350 em maio e junho. “Tenho quatro crianças em casa, uma mocinha e trigêmeos, então é difícil pra mim precisar resolver isso”, diz.
A dona de casa explica que a opção de parcela disponibilizada pela distribuidora não serviu para a família, portanto as contas precisaram ficar em débito. “As cobranças atrapalharam muito nos gastos de casa”, conclui.
Em contrapartida, Isabel Cristina de Paulo, 50, assistente de departamento pessoal e munícipe de São Bernardo, teve problema com a ausência da cobrança. A moradora explica que costuma fazer o pagamento das contas através da plataforma online disponibilizada pela Enel, que mostrou a fatura referente a junho totalmente zerada. “Meu problema está sendo o inverso, entrei no aplicativo para pegar a conta e está zerada, é preocupante”, relata.
O ocorrido, possivelmente ocasionado por inconsistências na plataforma, gerou transtornos para a moradora, que precisará entrar em contato com a autarquia e verificar o problema. A assistente diz que o aplicativo também acusa a tarifa do mês de maio zerada, mas que a conta já foi recebida e paga pela família. “É a primeira vez que isso acontece. Vou precisar entrar em contato com a empresa”, finaliza.
Esclarecimento
Questionada, a Enel Distribuição São Paulo informou que, desde o final de março, muitos clientes tiveram a conta de energia faturada pela média do consumo dos últimos 12 meses ou por meio da autoleitura. A medida foi autorizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em função do avanço da Covid-19 e para contribuir com o isolamento social.
Para saber como foi faturado, o cliente pode checar na conta de energia, no campo “Dados de Medição”. Se na linha de “Leitura” aparecer a informação “Não executada”, o cliente foi faturado pela média naquele mês. A diferença, a maior ou a menor, entre o valor da conta faturada pela média e o real consumo de energia no período será compensada automaticamente, quando a leitura voltar a ser efetuada pela Distribuidora ou caso o cliente tenha realizado sua autoleitura.
A leitura presencial dos medidores de energia dos clientes da companhia foi retomada gradualmente neste mês. A expectativa é que, em julho, todos os equipamentos de medição voltem a ser lidos normalmente pela distribuidora. A retomada dos leituristas nas ruas em São Paulo está em linha com o anúncio do Governo do Estado em relação à flexibilização do isolamento social.
“Os leituristas seguirão trabalhando com todos os protocolos de cuidados com a higiene, como o uso de máscaras e álcool em gel e mantendo o distanciamento dos clientes, garantindo a segurança de todos”, afirma a distribuidora.
Por causa do momento crítico para a economia, a Enel Distribuição São Paulo passou a oferecer o parcelamento dos débitos com a companhia. Os clientes que desejarem podem parcelar os débitos em até oito vezes e as parcelas serão cobradas nas próprias faturas de energia ou em até 12 vezes no cartão de crédito. A entrada será a partir de 13% do valor total do débito, que poderá ser pago por boleto, para aqueles que optarem pela cobrança na fatura de energia ou no próprio cartão de crédito. Para realizar a negociação, os clientes podem acessar o Portal de Negociação (portalnegociacao.eneldistribuicaosp.com.br/#/home) ou o Aplicativo (eneldistribuicaosp.com.br/atendimento/aplicativo-enel).