
Em São Caetano, moradores se preocupam com constantes aglomerações na avenida Goiás. Jovens se reúnem em bares e ocupam as vias com som alto, bebidas alcoólicas e sem respeito as medidas distanciamento e uso de máscara. Na rua Rio Grande do Sul, o munícipe e vigilante, João Paulo Petrucce Silvia, 39, conta que os encontros acontecem todos os finais de semana, por volta de 1h da madrugada, e segue até as 3h.
“Em pleno centro da cidade, próximo a câmara municipal e Hospital Central São Caetano, várias pessoas aglomeradas e sem máscara, com bebidas e entorpecentes, perturbando a vizinhança”, relata o morador. Além do barulho, segundo o vigilante, os jovens poluem as calçadas com lixos e garrafas. No vídeo registrado pelo munícipe, é possível notar grande quantidade de pessoas nas ruas, sem seguir qualquer tipo de medida de segurança.
Ainda de acordo com o morador, uma adega próxima ao local, na rua Goitacazes, concentra diversos clientes na via, que, ao notarem a presença da GCM (Guarda Civil Municipal), se dispersam. “Depois de muito tempo de aglomeração e bagunça, a GCM retira as pessoas do local, mas elas se aglomeram próximo ao posto Ipiranga da rua Rio Grande do Sul”, conta.
Questionada, a prefeitura de São Caetano informa que, ciente das queixas da população, os fiscais do Setor de Controle Fiscal da Atividade Econômica da Secretaria de Planejamento (Seplag) intensificaram a fiscalização e autuam os estabelecimentos que se encontram irregulares quanto às normas de prevenção ao coronavírus, especialmente na avenida Goiás. A Guarda Civil Municipal também está à disposição e atende ocorrências por meio do telefone SOS Cidadão: 0800 7000 156.