
Diadema e Ribeirão Pires decidiram antecipar a vacinação contra a covid-19 das gestantes, em qualquer período gestacional, e das puérperas (mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias) acima dos 18 anos. Enquanto em Diadema a aplicação do imunizante teve início nesta segunda-feira (07/6), Ribeirão Pires começa a aplicação nesta terça. Neste público, será utilizada exclusivamente a Coronavac, vacina do Instituto Butantan.
Para receber o imunizante, em Diadema, basta a munícipe comparecer ao posto de vacinação (veja lista completa: diadema.sp.
As grávidas poderão apresentar comprovante de acompanhamento pré-natal ou laudo médico para comprovar a gestação. Já as puérperas, podem utilizar a declaração de nascimento da criança ou o relatório de alta hospitalar da maternidade. Embora não seja obrigatório, a SMS (Secretaria Municipal de Saúde) recomenda fazer o cadastro prévio no site (vacinaja.sp.gov.br), pois agiliza o processo de digitação das doses aplicadas pelo município. A SMS recomenda ainda que a ida aos locais de vacinação aconteça de maneira gradual, para evitar aglomerações, e que sejam seguidos todos os protocolos sanitários.
Nesta segunda, também já podem se vacinar contra a covid-19, as pessoas na faixa etária entre 18 a 24 anos, que tenham comorbidades, ou com deficiência permanente que recebam o BPC (Benefício da Prestação Continuada). Já a imunização dos trabalhadores da educação, entre 45 e 46 anos, terá início no próximo dia 9 de junho. É necessário realização de cadastro prévio no site VacinaJá Educação (vacinaja.sp.gov.br/
Em Ribeirão Pires, a partir desta terça-feira (08/5), a cidade também imunizará as gestantes e puérperas, maiores de 18 anos, sem comorbidades. É necessário apresentar o CPF, um comprovante de residência e a autorização ou recomendação médica que considerando risco benefício, com dados de identificação (idade gestacional) nome do médico, CRM, comprovante de condição de risco (declaração médica), para a imunização.
A vacinação ocorrerá em formato drive thru ou para pedestres, no Complexo Ayrton Senna, localizado na avenida Prefeito Valdírio Prisco, 193, das 8h às 16h.