
Um dos criadores da Rádio Rota 99, Celso Zappa, lança novo livro chamado “A história do ROTA FM – Na contra mão do lugar comum”, que narra a história da criação e da história da rádio criada em meados de 1995 que se tronou muito conhecida da região do ABC.
Em entrevista ao RD, Zappa conta sobre como surgiu a ideia de fazer uma rádio. “Certa vez fui dormir com o rádio ligado e ouvi uma local com boa qualidade musical, mas com locução horrível em todos os sentidos. Então pensei: Por que não montar uma rádio também? Sempre fui músico e conhecia toda a produção musical da região. Encontrei os parceiros com o mesmo objetivo e vontade e fizemos a Rota 99 FM”, expõe.
A Rota 99 FM fez sua primeira transmissão em 15 de outubro de 1995, criada por um grupo de amigos com objetivo de montar uma emissora que eles ouviriam o dia todo. Era só rock n roll, blues MPB. “O acervo inicial era composto por discos de vinil e CDs que tínhamos em casa. A coisa foi tomando corpo e com o passar do tempo muita gente bacana se juntou no projeto. Chegamos a ter mais de 30 pessoas trabalhando na ROTA 99 FM, todos sem qualquer remuneração, e muitos de nós colocando dinheiro do bolso para manter o sonho vivo. Ficamos no ar até 2001. No livro têm muitos detalhes, fotos, cartas de ouvintes etc. O leitor conseguirá ter uma noção real do que foi manter uma rádio livre e comunitária naquela época”, explica Zappa.
Celso declara que a rádio atingiu diversas metas durantes os 6 anos no ar, entre elas criar uma rádio 100% interativa. “Este modelo era algo que a poucos anos as grandes emissoras descobriram que essa era rota para o sucesso. Essa interação era feita através de um Pager. Lutávamos também pela democratização nos veículos de comunicação. Tenho certeza de que depois do movimento de rádios livres e comunitárias do ABC do qual a ROTA 99 FM fez parte, essa realidade começou a mudar”, conta.
“Fizemos dezenas de campanhas de agasalho, doação de sangue, doação de animais de rua, eventos para arrecadar alimentos para entidades carentes, entre outras ações voltadas à comunidade. E por último e tão importante quanto, éramos a única emissora no mundo que tínhamos em nossa grade de programação diária, dezenas de artistas da nossa região.”, menciona Zappa, sobre ações feitas pela Rota 99.
O radialista ainda relata sobre o processo de produção da obra. “Entre ter a ideia e a publicação foram três anos, coletando fotos e depoimentos, selecionando trechos dos nossos diários de bordo entre outros materiais. No livro acompanha um pencard em formato de fita K7, contendo dezenas de áudios da época, vinhetas, programas, apoiadores culturas etc.”, diz.
Para adquirir a obra, que possui apenas 40 exemplares disponíveis, os interessados podem adquirir o livro com o próprio autor, através do WhatsApp pelo número (11) 94814 4648 ou pelo e-mail celsozappa@hotmail.com. Para retirar em mãos o valor do livro é R$ 60 e para receber via Correio, R$ 75.