
No sábado (17/7), passageiros metropolitanos que estiverem no Terminal Metropolitano de Diadema, poderão realizar testes para hepatite B e C, enquanto na quarta-feira (21/07), será a vez dos passageiros de Santo André, no Terminal Metropolitano Leste. Julho Amarelo é o mês dedicado à prevenção das hepatites, doenças sexualmente transmissíveis.
Passageiros de terminais intermunicipais gerenciados pela EMTU poderão se informar a respeito de ISTs (infecções sexualmente transmissíveis), com atividades que também incluem aferição de pressão arterial, glicemia capilar para pacientes do grupo de risco para diabetes, cálculo de Índice de Massa Corporal – IMC, orientações e informações sobre hipertensão e diabetes, além de dicas para uma alimentação saudável.
A ação de saúde é parte de uma programação viabilizada pela parceria da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) com a ESSA (Escola Técnica de Enfermagem). Desde o último dia 10 de julho, resultaram em 360 atendimentos, 200 testes de glicemia realizados e 1.200 preservativos distribuídos nos terminais Jabaquara, Piraporinha e São Bernardo. Neste último, foram contabilizados 50 autotestes de HIV. Além da distribuição de folhetos e orientação individual, preservativos masculinos e femininos são disponibilizados gratuitamente nos locais.
Serviço
Data: 17/07
Horário: 10h às 14h
Local: Terminal Metropolitano Diadema
Endereço: av. Conceição, s/n – Parque Mamede – Diadema
Data: 19/07
Horário: 10h às 14h
Local: Terminal Metropolitano São Mateus
Endereço: av. Adélia Chohfi, 100 – Jardim Vera Cruz- São Paulo
Data: 21/07
Horário: 10h às 14h
Local: Terminal Metropolitano Santo André Leste
Endereço: rua Visconde de Taunay, s/n° – Centro – Santo André