
Nesta terça-feira (10/8), o vice-governador do Estado, Rodrigo Garcia, assinará a autorização do início das atividades do Centro de Reabilitação Lucy Montoro, em Diadema. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o equipamento deve receber seu primeiro paciente neste semestre, após sucessivos adiamentos.
O equipamento chegou a ser inaugurado à distância pelo ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) em 2018, como um dos seus últimos atos antes de se afastar do Palácio dos Bandeirantes. No último dia 2, o governador João Doria (PSDB) esteve na região para entregar 116 ônibus e anunciar um AME (Ambulatório Médico de Especialidades) e outra unidade da Rede Lucy Montoro para São Bernardo.
A Secretaria Estadual de Saúde chegou a informar em fevereiro do ano passado que a OSS (Organização Social de Saúde) Fundação do ABC fora a vencedora da licitação para a gestão do equipamento e que ele entraria em funcionamento em abril, porém a pandemia da covid-19 adiou os planos.
A unidade
O Centro de Reabilitação será especializado na reabilitação física e auditiva e prestará atendimentos ambulatoriais em diversas especialidades, como fisiatria e oftalmologia, educação física, enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, terapia ocupacional e serviço social. O espaço cedido pela prefeitura tem 2 mil metros quadrados no segundo andar do Quarteirão da Saúde, no centro da cidade e a capacidade de atendimento é de 250 pessoas por dia.