
Alunos da Universidade de Santo Amaro (UNISA) reclamam dos constantes aumentos repentinos nas mensalidades dos cursos à distância. Segundo as reclamações, todo semestre o valor do pagamento muda e os estudantes nunca sabem qual será o preço da mensalidade.
Patrícia Araújo dos Reis, moradora de São Bernardo, conta que começou o curso em outubro de 2020 e, em apenas um ano, o valor da mensalidade aumentou mais R$ 100. “O meu curso, inicialmente, veio com uma proposta de pagar R$ 159 e o valor da matrícula cheia é de R$ 450. A UNISA faz uma propaganda de que pagamos mensalidades que caibam no nosso bolso e isso não é verdade”, defende.
“Tenho ciência de que o valor não é fixo, já que ele tem o aumento anual do governo, só que, com o passar do tempo, a universidade vai retirando os descontos que ofereceram no contrato, aumentando ainda mais a mensalidade até chegar em um valor absurdo”, reclama.
Patrícia conta, ainda, que este crescimento nunca é informado aos estudantes. “A cada seis meses, é gerado um novo boleto com a mudança de semestre. Fui renovar minha matrícula e percebi esta mudança. Retiraram o desconto que me ofereceram no começo do curso e, em momento algum me avisaram que isso iria ocorrer”, relata ao frisar que precisou trancar a matrícula do curso uma vez que não sabia qual o valor de mensalidade precisaria pagar. “Preciso saber para me organizar financeiramente”, relata.
A reclamante afirma também que não é a única que enfrenta problemas no pagamento das mensalidades. “Entrei no site para reclamar e me deparei com uma quantidade enorme de queixas”, diz. Segundo ela, apesar das reclamações, a Universidade não responde todos os protocolos dos alunos e, quando respondem, não explicam a situação.
Ao RD, o Procon Consórcio ABC informa que: de 01/01/2021 a 30/09/2021, houveram duas reclamações na região registradas no Sindec contra a faculdade, mas nenhuma tratava de aumento de preços. “Solicitamos a denunciante que promova o registro em um dos canais online do Procon ou pessoalmente na unidade da sua cidade ou sede da instituição de ensino. Reclamações podem ser efetuadas no Espaço Consumidor da Fundação Procon SP ou ainda no consumidor.gov do Ministério da Justiça. No quesito contrato, devem ser previstos de forma clara o índice de reajuste de preços e a periodicidade do reajuste (anual normalmente), qualquer adequação fora do previsto não pode ser aplicado, e o Procon deve ser acionado”, afirma.
Procurada, a UNISA não se manifestou até o fechamento desta reportagem.