
Após cinco anos, Mauá volta a realizar a Semana da Visibilidade LGBTQIA+ Prevenir é Viver, que tem objetivo de promover a discussão da comunidade sobre políticas públicas e contribuir com o governo na construção de melhorias e novas medidas. As ações são financiadas pelo Projeto mais orgulho do Estado de São Paulo e serão realizadas de 22 a 28 de novembro, período em que foi instituído por lei o projeto na cidade.
De acordo com o coordenador do projeto Fuh Miguel, a edição é especial para a comunidade já que possibilita estabelecer diálogo com o governo e fomentar as ações para a população na cidade. “É um instrumento para fazermos a discussão das políticas públicas e ações transversais, nas diversas áreas. Mauá não tinha atendimento da PEP – Profilaxia Pós-Exposição, e por conta da semana da visibilidade as equipes foram treinadas e a partir do final de novembro começa a ter esse atendimento”, comenta.
Outra movimentação importante que o projeto traz para a cidade é no dia 23 de novembro, que a Prefeitura vai eleger a primeira cadeira LGBT no Comitê Municipal de Saúde. “Isso traz maior atendimento para as pessoas, provavelmente também vamos ter um comitê técnico de saúde que vai desenhar a linha de cuidado da população LGBT na cidade”.
Ainda sem data ou mais informações sobre o início deste projeto, Miguel comenta que Mauá também deve trazer para a cidade o atendimento de pessoas transsexuais em ação do governo. “Diadema já tem esse atendimento, e Mauá está caminhando para ter isso no entre final de novembro e início de janeiro”, salienta.
Programação
Os eventos ocorrem em formato presencial ou online para quem queira participar. A abertura começa no dia 22, às 19h, em ação na Câmara Municipal. No dia 23, às 9h, ocorre o evento Sensibilização e Formatação para a Guarda Civil Municipal (GCM), às 14h, será a vez da Pride Live – Empregabilidade LGBT, e às 20h ocorre a Pride Live – Cristianismo em Cores.
No dia 24 ocorre a Pride Live – Direito a população LGBT, às 20h. Dia 25 será a vez da sensibilização e formatação com os servidores do Cras (Centro de Referência e Assistência Social), às 9h, após isso às 14h ocorre a Pride Live – Saúde Mental, e às 20h ocorre a Pride Live – LGBT e a 3ª idade. Dia 26 ocorre a atividade para mulheres lésbicas e bissexuais, ainda sem horário definido.
Para fechar a programação, o final de semana também será de atividades, com o encontro do Fórum LGBT de Mauá e a Parada do Orgulho no domingo (28), às 15h, que será realizado em formato híbrido. Mais informações e quem tiver interesse de participar das ações deve acessar as redes sociais oficiais do evento no Instagram: @paradamaua, e Facebook: paradamaua.