Líder do governo interino de Tite Campanella (Cidadania) por quase 360 dias, o vereador de São Caetano, Gilberto Costa (Avante), segue no aguardo do prefeito José Auricchio Jr. (PSDB) para definir qual será o seu caminho político em 2022. Ao RDtv nesta quinta-feira (30/12), o parlamentar não descartou a possibilidade de ajudar sua base política nas eleições do próximo ano, até mesmo como candidato a deputado federal.

Autointitulado como “soldado” do governo Auricchio, Costa fica na expectativa sobre como será utilizado no jogo político da cidade para o próximo ano. Além da liderança de governo ou da possibilidade de apenas servir como vereador da base governista, o parlamentar também se coloca como nome importante para a disputa eleitoral de 2022.
“Eu sou um personagem muito importante em âmbito eleitoral, talvez eu seja convocado também para outras missões. Se isso acontecer eu estou pronto, desde que essas missões sejam para ajudar São Caetano, para manter São Caetano em um nível sempre alto e de melhora constante”, explicou.
No cenário eleitoral, a dobrada governista é formada por Thiago Auricchio (PL) e Alex Manente (Cidadania), repetindo assim o que ocorreu em 2018. Porém, Manente é visto internamente como alguém que ficou afastado do grupo auricchista nos últimos meses, o que pode abrir uma brecha para que outro nome forme com Thiago a dobrada que será apoiada. O Avante já convidou Gilberto Costa para tentar uma vaga na Câmara Federal, porém, o vereador vai conversar com seus aliados para definir seu futuro político.
Cidade
O período do governo interino de Campanella é visto como de calmaria, principalmente com o bloco oposicionista, diferente do histórico de Auricchio. Para Gilberto Costa, tal situação ocorre por projetos que vão ao encontro das necessidades dos moradores, o que evita debates contrários durante as sessões. O então líder de governo chega a concordar, nesse sentido, com a fala de Tite que considera que Auricchio não terá oposição.
“Se um governo que trabalha bem, se os interesses da sociedade são atingidos, não vai ter oposição, porque o político que tem mandato é inteligente, como ele vai contra um projeto de interesse da sociedade? Não tem como. Essa fala do Tite Campanella vai nesse sentido, ele não tem oposição, os 19 vereadores são pessoas inteligentes e eles vão se posicionar olhando o projeto, olhando a obra, olhando o interesse da sociedade”, ressaltou.