
O ex-secretário de Habitação da Capital, Orlando Faria, será o novo secretário executivo do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, em substituição de Acácio Miranda que ocupará posto no primeiro escalão da Prefeitura paulistana. Faria ganhou destaque do ano passado ao ser exonerado da Secretaria horas após declarar apoio ao governador gaúcho Eduardo Leite nas prévias do PSDB.
A informação foi divulgada pelo jornalista João Cardoso, do Viva ABC, e confirmada pelo RD com fontes próximas ao comando da entidade regional. A posse ocorrerá no dia 24 de março, após a saída oficial de Miranda que será o novo secretário executivo de Limpeza Urbana de São Paulo.
Em contato com a reportagem, Faria elogiou o prefeito de Santo André e presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Paulo Serra (PSDB), em relação a sua gestão e que já está em busca de todas as informações da entidade regional para prosseguir com os projetos encaminhados por Acácio Miranda.
“A missão que o Paulinho me deu foi a de continuar o ótimo trabalho que o Acácio vem desenvolvendo. O Acácio é uma pessoa muito competente, já o conhecia da Prefeitura de São Paulo. Já sentamos juntos para tratar dos projetos que já estavam em andamento. O primeiro passo, a primeira missão é dominar esses projetos, preciso conhecê-los no dia a dia e fazer com que o Consórcio continue prestando o seu principal serviço que é continuar ajudando as administrações municipais consorciadas. O Consórcio é um instrumento inovador na gestão pública, pouco usado no Brasil e é um prazer trabalhar no Consórcio do Grande ABC que foi o primeiro do Brasil”, explicou.
Faria tem larga experiência na vida pública. Entre julho de 2005 e dezembro de 2006 foi coordenador do Programa Escola da Família, do Governo Estadual. Por um pouco mais de três anos foi gerente executivo da Associação das Prefeituras das Cidades Estâncias do Estado de São Paulo. Entre setembro de 2011 e julho de 2012 atuou como assessor parlamentar do deputado estadual e atual presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, Carlão Pignatari (PSDB).
Na sequência foi chefe da Assessoria de Informações Estratégicas da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), cargo que exerceu entre novembro de 2012 e novembro de 2016. Na Prefeitura de São Paulo foi secretário adjunto de Governo, no início da gestão de João Doria (PSDB), depois secretário de Turismo logo após Bruno Covas (morto em 2021) assumir o comando do Paço paulistano, secretário chefe da Casa Civil e secretário de Habitação no ano passado.
Assim que houver novas informações essa matéria será atualizada
(Informações: Leandro Amaral)