
Na tarde desta quinta-feira (24/03), mais de 20 idosos que frequentam o Centro de Convivência da Melhor Idade (CCMI) de Diadema participaram da palestra do Procon Diadema sobre Empréstimo Consignado. A coordenadora do serviço, Eliete Menezes, e a responsável pela triagem dos atendimentos do Procon, Dalva Alves dos Santos, falaram sobre os direitos do consumidor, fraudes, dicas para evitar golpes e o que fazer quando cair nessas situações.
Proteção
Entre as principais dicas para evitar cair em golpes estão: não atender ligações de telemarketing e, se possível, ter alguém de confiança para auxiliar o idoso nessas operações; gravar o contato dos familiares e amigos no telefone e não atender a ligações de números desconhecidos. Outra orientação é ter cuidado ao atender vendedores de produtos porta a porta e não informar, de modo algum, número do cartão de banco e senha. Se a pessoa possui aplicativo de redes sociais, como WhatsApp, é preciso ter atenção a envio de boletos falsos.
Quando o idoso se sente prejudicado na relação consumidor-fornecedor pode procurar diretamente o Procon de Diadema para orientação e resolução do problema. O Procon Diadema recebe reclamações e dúvidas do consumidor de forma gratuita, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Para ser atendido, é preciso ser morador da cidade ou ser funcionário da Prefeitura do município, e a reclamação deve ser relacionada a bens e serviços em relação de consumo, temas tratados no Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Serviço:
Procon Diadema
Avenida Sete de Setembro, 400 – Centro de Diadema.