
São Bernardo entregou mais 40 novos ônibus que vão reforçar o serviço de transporte escolar da rede municipal de ensino. Os coletivos, incorporados à frota atual, que agora passa a contar com 410 ônibus, vão atender alunos de escolas municipais que moram em regiões de difícil acesso e necessitam do transporte público para chegar à unidade escolar. Para realizar o serviço também foram contratados 40 motoristas e 40 monitores.
Foram investidos R$ 16 milhões pela empresa responsável pelo transporte escolar nos novos ônibus, que contam com chassi e carroceria adaptados para facilitar o embarque dos estudantes em áreas de difícil acesso. Cada veículo tem capacidade para transportar 45 alunos sentados.
Ao todo, 217 EMEBs (escolas municipais de educação básica) creches conveniadas serão impactadas pela ampliação da frota. Atualmente, cerca de 16 mil alunos da rede municipal utilizam o serviço, entre berçário, ensino infantil, ensino fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e educação especial, em todos os períodos.
Serviço
Em São Bernardo, têm direito ao transporte escolar os alunos que estudam em escola com distância igual ou superior a 1,5 km de sua residência, desde que a unidade seja a mais próxima ou tenha sido indicada pela secretaria de Educação, além de estudantes que vivem em áreas de difícil acesso, com deficiência incapacitante ou com pais que possuam alguma deficiência incapacitante, mediante comprovação médica.
O pedido de cadastramento no transporte escolar deve ser realizado anualmente pelos pais ou responsáveis na escola municipal ou creche parceira onde o aluno estiver matriculado, conforme resolução SE nº 19/2021.