
Considerada a primeira grande data para o comércio dos últimos dois anos, por conta do arrefecimento da pandemia da covid-19 e por não ter nenhuma amarra quanto a restrições para funcionamento, o Dia das Mães é a aposta do comércio para uma trajetória de recuperação. Dirigentes de associações comerciais ligadas ao comércio já apostam que essa será a melhor data desde 2020, mesmo com os preços altos. Os comerciantes, do pequeno ao grande, têm boas expectativas em relação às vendas.
Luciana de Sousa Lima Reis é proprietária de duas lojas, a Ponto Tec, que comercializa acessórios para celulares, e a Lu Perfumaria, que vende produtos de beleza, ambas na avenida Rotary, no bairro Serraria, em Diadema. A lojista prefere não estimar um percentual de alta nas vendas, mas está muito otimista. “Tenho perfumes, batons, maquiagens, de várias marcas. O preço está um pouco elevado, mas em vista dos aumentos que nós tivemos no geral, acho que foram até menores. A minha expectativa é a melhor, pois fiz um investimento até alto para suprir a necessidade dos clientes. O dia é das mães, então o presente tem de ser para elas ficarem lindas e perfumadas”, diz a comerciante, que também oferece serviços, como limpeza de pele, microagulhamento, depilação completa e micropigmentação de sobrancelhas. “Tudo a preços acessíveis”, garante Luciana. Na Ponto Tec, os produtos são também para todos os tamanhos de bolso. “É para ninguém ficar sem presentear a mãe”, completa.
Carolina Nunes, nutricionista e proprietária da Marmitaria.com, empresa que comercializa marmitinhas fitness, montou um cardápio especial para o Dia das Mães e aposta em vendas muito boas. A justificativa é que cada vez mais as mães preferem a alimentação mais saudável, não só para elas, mas para toda a família. “Entendemos o quanto é cansativa a vida de uma mãe; trabalho, rotina do lar alimentação da casa, filhos e também aquele autocuidado. Pensando nisso temos as melhores comidas para ajudar as mamães a cuidarem da saúde”, diz a especialista em nutrição, que espera um movimento 23% maior do que no ano passado. A opção pode ser boa para fugir das filas dos restaurantes e ainda cuidar da saúde. O cardápio da Marmitaria.com está nas redes sociais, procurando por @marmitariapontocom .
Gilberto Gomes está há 20 anos no mercado de floricultura e é proprietário da Flor de Liz. Para esse segmento o Dia das Mães é como o Natal, fortíssimo em vendas e a principal data comemorativa do ano. Durante a pandemia, Gomes migrou para as vendas no e-commerce e fechou o ponto físico; e a aposta deu certo. “Com o fechamento do comércio por decreto estadual, os clientes se acostumaram a comprar no online e para nós foi muito bom. Foram dois anos em que nossas vendas explodiram”, comenta animado.
Gomes diz que, apesar do ambiente positivo para as vendas online, o Dia das Mães do ano passado ficou abaixo das expectativas. Já para este ano a perspectiva é muito boa, pois o comerciante acredita que as vendas vão subir de 20% a 25% sobre o movimento normal. Quanto aos preços, Gomes conta que houve alta nos insumos, mas manteve a média do preço de venda, pois reduziu a margem de lucro. “Os nossos fornecedores, é claro, repassam os aumentos, principalmente no setor de embalagens, mas a gente procurou não repassar para manter os nossos clientes fiéis. Também fazemos pesquisa de mercado junto aos concorrentes para trabalhar com um preço acessível”, diz.
Com a reabertura do comércio, Gilberto Gomes pensa abrir novamente um ponto comercial, porém ainda é só uma ideia com o objetivo de atender tanto o cliente do virtual como também aquele que prefere ver o produto na hora da compra. Na Flor de Liz, arranjos ou vasos de flores podem ser encontrados a partir de R$ 59,90. O catálogo de produtos está em www.floresdeliz.com e encomendas pelo WhatsApp (11)94001-6472 ou no telefone fixo (11) 5625-4517.