
Moradores do bairro Jardim Valdibia, em São Bernardo, reclamam do número de ônibus que circulam na linha 068- Paço – Jardim Fátima (via Valdibia), da BR7 Mobilidade. Segundo reclamantes, a frota foi reduzida, o que levou passageiros a alegarem lotação e demora para chegada dos coletivos.
O morador Julio César Ribeiro utiliza a linha de ônibus todos os dias para ir até a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Demarchi tomar injeções. Apesar de simples, sair do bairro até o Jardim Nossa Senhora de Fátima não tem sido fácil. “Tenho fortes dores no braço e não posso ficar muito tempo esperando. Por conta disso, o motorista passou a me avisar o horário que passava para que eu não ficasse tanto tempo no ponto de ônibus”, relata.
Segundo o reclamante, a frota de coletivos foi reduzida, e com isso a demora para passar o ônibus acaba lotando o transporte público. “Ao longo da semana são três carros em circulação, enquanto aos finais de semana apenas um carro está disponível para levar os passageiros. Ainda sim, tem dias que os ônibus demoram mais de uma hora para passar”, denuncia.
O reclamante aponta, ainda, que os passageiros reclamam todos os dias a respeito da demora do transporte público, mas nada é feito para solucionar a questão. “Há moradores que retornam tarde do serviço para casa e o tempo de espera é perigoso pelo risco de assaltos”, salienta. Os moradores também pedem que o Alvarenga seja incluído no itinerário pelo desgaste de ter que caminhar até a avenida Maria Servidei Demarchi para pegar outro ônibus.
Revisão da programação
Questionada, a Prefeitura de São Bernardo informa que o itinerário se trata de uma linha complementar que atende o Jardim Fátima, via Vila Jerusalém, e Jardim Valdíbia. Em março, a linha 68 teve a programação revisada com incremento de um veículo nos dias úteis e atualmente encontra-se prevista a revisão da programação aplicada aos sábados, com incremento de um veículo, de forma a reduzir o tempo de espera. “Nos acompanhamentos realizados, a oferta da linha 68 encontra-se compatível com a demanda. Caso seja identificada a necessidade, ajustes pontuais serão realizados”, diz a administração em nota.
A região do Jardim Valdíbia também conta com um conjunto de mais cinco linhas municipais que atendem o Corredor Galvão Bueno na Av. Maria Servidei Demarchi (19 – Industrial/Los Angeles; 20 – Pq. Imigrantes/Paço; 33 – Jd. Pinheiro/Paço; 38 – Terra Nova/Taboão; 38B – Circ. Alto Boa Vista/Tintas Ipiranga).