
Moradores do bairro Vila Progresso, em Santo André, denunciam o furto de seis medidores de água na rua Catarina Maria. O furto aconteceu às 4h da manhã desta quarta-feira (20/7). Os moradores só perceberam a ação após verem que o abastecimento de água ficou comprometido.
De acordo com os moradores a região tem sido alvo frequente de furtos e roubos. Em entrevista ao RD, um morador do local que prefere não se identificar, relata que só percebeu que algo estava errado quando sua esposa alertou que não havia água na casa. “Minha esposa ouviu os cachorros latindo de madrugada mas não fomos conferir se algo estava acontecendo. É a primeira vez que roubam os medidores”, diz. O furto foi identificado por câmeras de segurança de uma residência e após o ocorrido todos os moradores que tiveram seu hidrômetro furtado fizeram boletim de ocorrência e entraram em contato com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) para reposição do equipamento.
O morador relata que já tentaram furtar a bateria de seu carro, que fica estacionado na rua no período da noite. Outros moradores também já sofreram tentativa de roubo de celulares e veículos.
As estatísticas do 3º D.P (Distrito Policial), via Secretaria de Segurança Pública do Estado, mostram que o índice de furtos cresceu este ano em comparação ao ano passado. Até maio desde ano foram registrados 569 furtos, enquanto em 2021, no mesmo período, foram registrados 468. Roubos de veículos foram registrados 170 casos, enquanto ano passado foram 101.
Em nota, a Sabesp informa que a equipe de manutenção esteve no local nesta quinta-feira (21/7) e fez a instalação dos hidrômetros nos imóveis, restabelecendo o fornecimento de água nas residências.
Foram enviadas ao RD as imagens da câmera de segurança no momento do furto: