
Buscar conhecimento por meio de cursos gratuitos oferecidos por ONGs em parceria com empresas tem ajudado jovens a buscar mais qualificação e preparo para entrar no mercado de trabalho. O Instituto da Oportunidade Social – IOS está com 60 vagas abertas para o curso de formação profissional em Gestão Empresarial, totalmente gratuito, na unidade de Diadema, que funciona na Obra Social São Francisco Xavier, (Rua da Terra, 80). O curso tem duração de seis meses no formato presencial para jovens de 15 a 17 anos e pessoas com deficiência maiores de 16 anos, sem limite de idade. É necessário estar cursando ou já ter concluído o ensino médio na rede pública. As inscrições vão até 01/08 no site do IOS (clique aqui)
O curso Gestão Empresarial forma profissionais para áreas administrativas, a partir de conceitos técnicos, aulas práticas nos softwares, Educação Digital, Português e Matemática, Empregabilidade, Cidadania e Comportamento (Soft Skills). Na grade curricular, também são trabalhados os conceitos e práticas sobre vivência corporativa, para que os alunos aprendam a elaborar e-mails, apresentações e participar de reuniões.
Os alunos formados podem participar do Programa IOS de Oportunidades, que busca durante 3 anos, vagas de empregos, principalmente entre as empresas parceiras da instituição. Dados do IOS apontam que o emprego desses jovens pode ampliar a renda de suas famílias em até 54%. O IOS, também busca vagas para formação universitária em instituições parceiras da organização.
Segundo Kelly Lopes, superintendente Instituto da Oportunidade Social (IOS) – que atua na formação gratuita de jovens e pessoas com deficiência para o mercado de trabalho em parcerias com empresas de diversos setores – cerca de 70% dos mais de 42 mil alunos que realizaram cursos na instituição já conseguiram seu primeiro emprego com apoio da ONG.
História
A experiência transforma a realidade de jovens que enxergam na formação profissional em TI uma oportunidade para o desenvolvimento profissional. Esse é o caso de Gabrielle Pereira Conte. Em 2019, quando ainda tinha 15 anos, incentivada por familiares que já conheciam o IOS, ela iniciou o primeiro curso, o de Gestão Empresarial, que realizou no primeiro semestre do ano. O curso foi tão importante e abriu tantos horizontes para ela, que no segundo semestre daquele mesmo ano, decidiu fazer o segundo curso: Programação Web, na unidade Santana do IOS.
Em 2021, por meio do Programa de Oportunidades do IOS, passou no processo seletivo e foi contratada como jovem aprendiz de uma grande empresa de Tecnologia. No início de 2022, Gabrielle foi efetivada como assistente de Relações Humanas. Hoje, aos 20 anos de idade, além de trabalhar ela cursa a faculdade de Administração de Empresas que paga com seu salário.
“O IOS foi um aprendizado para a parte profissional e pessoal também. O curso me transformou muito. Tinha uma visão apenas da vida escolar, não pensava que poderia seguir essa carreira. No IOS a aprendemos a focar na profissão que quero seguir. As matérias vão além do que aprendemos na escola. A gente aprende a desenvolver nossa carreira. Ainda bem que é de graça porque eu não teria condições de fazer se fosse pago. Na escola a gente não tem orientação sobre o mercado de trabalho. Hoje, no meu trabalho, uso muito do que aprendi no IOS. Foi uma experiência transformadora de verdade e me orgulho muito de poder ajudar minha família com o meu trabalho”, relata Gabrielle Pereira Conte.