
Neste ano, o pagamento do abono anual já foi feito para a maioria dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), junto com os benefícios depositados nos meses de abril e maio de 2022. Apenas as pessoas que começaram a receber suas aposentadorias e pensões depois de maio é que vão ter o abono anual pago em parcela única, junto com o valor a ser depositado entre o final de novembro e início de dezembro. Nesses casos, o valor do 13º. salário vai ser proporcional à quantidade de meses em que essas pessoas vêm recebendo seus benefícios.
Por conta disso, há dúvidas entre os beneficiários sobre quem teria direito ao abono anual. O INSS destaca que não se trata de um novo pagamento para todos ou valores extras. O abono anual é previsto em lei e seu depósito, em 2022, foi antecipado para os meses de abril e maio. Assim, somente quem começou a receber benefício do INSS depois de maio é que ainda tem o 13º salário a receber junto com os créditos de novembro.
Esse pagamento vai de 24 de novembro a 7 de dezembro, para os beneficiários do INSS que recebem salário mínimo, de acordo com o número final do benefício. Para quem recebe mais de um salário mínimo, os valores de novembro são creditados de 1 a 7 de dezembro, de acordo com o número final do benefício.