
A General Motors desmentiu na tarde desta terça-feira (26/10) que encerraria a produção de um de seus modelos mais populares na fábrica de São Caetano e demitiria funcionários. Ao contrário, a empresa disse ao RD que está contratando pessoal para o início da produção da nova Montana, um dos lançamentos mais esperados para 2023 e cuja produção deve ter início no primeiro trimestre na planta sancaetanense.
A informação, publicada em um jornal regional informava que a linha de produção do Ônix encerraria a produção em São Caetano e esse produto passaria a ser produzido na Colômbia. Segundo a montadora desde 2021 a versão Joy do Ônix não era mais produzida na fábrica do ABC, e essa linha vem sendo preparada com o ferramental para a produção da nova Montana. Em São Caetano são produzidos o Tracker, que também é feito em Rosário, na Argentina, e a Spin. A GM garantiu que não houve demissões e que cerca de 20 desligamentos foram por questões pontuais.
Em nota, a GM informou que está investindo R$ 10 bilhões somente nas fábricas de São Caetano e de São José dos Campos para atualização e desenvolvimento de novas tecnologias e produtos Chevrolet. “O Joy, como já anunciado anteriormente, deixou de ser comercializado no Brasil no final de 2021. Esse modelo era produzido em pequeno volume para exportação. Agora, com a chegada da nova Montana, o modelo passa a ser produzido exclusivamente na fábrica da Colômbia. O novo Onix, um dos produtos de maior sucesso da marca no mundo é produzido na fábrica de Gravataí (RS) e atingiu, na última semana, a marca de 500 mil unidades produzidas”, detalhou a montadora.
De acordo com o comunicado da General Motors, a fábrica de São Caetano foi totalmente renovada, tornando-se uma das mais avançadas tecnologicamente do mundo. Na planta são fabricados atualmente o Novo Tracker, que é líder de vendas entre os SUVs, e o Spin, também líder em seu segmento. “Para atender à demanda e ao grande volume do novo Tracker, foi necessário adicionar a produção do modelo na fábrica de Rosário, na Argentina, além da produção no Brasil, em São Caetano. Agora, além de Tracker e Spin, estamos também iniciando a produção da nova Montana em São Caetano. Para isso, foram feitas novas contratações de colaboradores. O modelo chega às concessionárias Chevrolet no início do próximo ano”, informou a montadora.
A prefeitura de São Caetano também divulgou nota em que afirma que há um diálogo constante com a montadora. Na nota a prefeitura reforça que inclusive o prefeito, José Auricchio Júnior (PSDB) esteve recentemente em visita à linha de montagem a convite da direção da GM, ocasião em que foi informado de investimentos realizados na planta.
Atualmente a GM de São Caetano tem cerca de sete mil funcionários e produz em média 50 carros por hora. Em 2019 em meio a uma crise global a prefeitura de São Caetano criou o ProAuto (Programa de Incentivo à Indústria Automobilística) que concedeu benefícios fiscais e tarifários que contribuíram pela manutenção da montadora na cidade e a preservação dos empregos.
Preocupado com a situação da GM depois da divulgação de que poderiam ocorrer demissões, o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do ABC, Aroaldo Oliveira da Silva, disse que pediu uma reunião com a diretoria da empresa para tratar do assunto. Essa reunião ainda não foi marcada. “A Agência vai buscar a empresa para fortalecer ainda mais o setor automotivo do ABC”, resumiu.