
A Black Friday, última data de promoções antes do Natal, começou mais focada nas vendas de eletrônicos e nas compras online, porém as lojas de rua de todos os segmentos também aproveitam a data para faturar e a expectativa para este ano é muito positiva. Comerciantes apostam em vendas acima de 30% maiores do que as da mesma data no ano passado.
A maioria dos estabelecimentos vai fazer uma campanha única, unir a Black Friday às ações promocionais alusivas à Copa do Mundo, o que vai trazer cores diferenciadas para as vitrines, já que a Black Friday tradicionalmente usa mais o preto. Dessa vez, o verde e o amarelo compõem as vitrines.
A Aliança Planejados, loja de móveis com 30 anos de tradição em Diadema, preparou uma série de ações para a temporada, que vão de promoção para casa completa – que reúne os móveis de dois dormitórios, cozinha, banheiro, lavanderia e sala – o parcelamento em até 24 vezes com a primeira só depois do Carnaval de 2023, e também brindes – a cada valor atingido o cliente ganha uma televisão. Com tudo isso, o gerente Guilherme Presas espera grande alta nas vendas. “Estamos prevendo que nossas vendas fiquem entre 35% e 42% acima da Black Friday do ano passado. O nosso produto, geralmente não é o foco da data, que tem mais apelo para os eletrônicos e vendas online; o nosso é um produto feito por encomenda, mas mesmo assim a gente surfa na onda da Black Friday também com as promoções. Teremos a campanha de ganho da televisão, quando o cliente comprar até determinado valor, isso vem por causa da Copa do Mundo e temos também os parcelamentos”, afirma.
O carro-chefe da Aliança Planejados é a cozinha, em seguida vem o apartamento completo, todo decorado com os móveis das duas linhas Italínea e Rimo, com as quais a loja trabalha. A Aliança começou em Diadema mesmo e bem pequena, conforme conta Presas. “Começamos vendendo camas, colchões, criados e cômodas e hoje trabalhamos com grandes marcas de planejados”, explica o gerente. Informações nas redes sociais da loja buscam por Aliança Planejados.

Outro segmento que espera grandes resultados com a Black Friday é o de beleza. Segundo Geraldo Silva, gestor das lojas Royal Face de São Bernardo e Santo André, a expectativa é de faturamento 30% superior a 2021. Para alcançar a meta, as lojas tiveram grande investimento não apenas em decoração, mas em reforço da equipe comercial e de atendimento. Da mesma forma o gestor reuniu a temporada de promoções à Copa do Mundo. “Aqui vamos fazer a Royal Friday e vamos ter decoração em tons de verde e cobre, mais positivo, porque vamos estar no momento de copa também”, detalha.
A Royal Face aposta nos procedimentos associados, como o botox mais o preenchimento e mais os fios de sustentação. “É uma junção de procedimentos para trazer um resultado ainda melhor. O que se investiria R$ 4 mil, vai investir R$ 2 mil, porque temos descontos que chegam a 60%. Além disso teremos uma premiação, um concurso, com sorteio de R$ 150 mil em procedimentos. Nas duas unidades teremos ainda a promoção estoura balão, em que a cliente ganha na hora o prêmio que sair e nos dias 25 e 26 faremos um coquetel para recepcionar as clientes de última hora”, enumera Silva.
A estratégia da Royal Face que vai durar novembro inteiro já surte resultados. “Tivemos de contratar mais gente e reforçar a equipe comercial para dar atendimento e também reforçamos a carga horária das nossas procedimentistas para dar conta e já não temos agenda para esta semana, tem gente na fila de espera”, explica o gestor. Para fazer com que todas as estratégias adotadas deem certo, a Royal fez negociação com fornecedores. “Negociamos para trazer os produtos top de linha, assim a gente ganha no volume”, aponta Geraldo Silva.

As flores que vendem tão bem em datas como Dia das Mães e Dia dos Namorados, também estão em promoção na Black Friday. A Floricultura Cantinho do Bosque, de São Bernardo, realiza pela primeira vez promoção para marcar a data. As promoções tiveram início nesta terça-feira (8/11) e vão até o dia 30. O foco são os buquês, em diversos modelos, com quantidades diferentes de rosas e que estão em promoção, conforme conta a sócia da loja, Esther Soany Alves de Souza. “Lançamos hoje a nossa promoção de Black Friday, todos os buquês estão com 20% de desconto. Os buquês começam com o de quatro rosas que está por R$ 50; o de 6 unidades que custava R$ 100, está por R$ 80; com 9 baixou de R$ 140 para R$ 120; com 12 rosas de R$ 160 por R$ 120; com 20 unidades de R$ 210 por R$ 168; e com 30 rosas de R$ 270 por R$ 216”, anuncia.
No primeiro dia de promoção, o movimento de vendas já cresceu. Para tornar conhecida a Black Friday do Cantinho do Bosque, a loja investiu nas redes sociais, principalmente Instagram. Além dos buquês, quem procurar a loja física ou mesmo a virtual poderá encontrar diversas opções de orquídeas, cestas de café da manhã, de chocolates, cestas de cerveja ou vinho. “Não temos como comparar o crescimento na Black Friday, porque essa é a primeira vez que estamos fazendo, mas esperamos que as vendas cresçam bastante”, completa a sócia da loja. A loja pode ser visitada virtualmente pelo www.instagram.com/floricultura_cantinhodobosque/. O atendimento também pode ser feito pelo aplicativo de mensagens no número 11-96945-8131.