
A Polícia Militar acompanha, nesta quinta-feira (17/11), a reintegração de posse de um terreno de 47 mil metros quadrados, no bairro Maracanã, conhecido como Morro da Kibon, em Santo André, divisa com Mauá. Os moradores atearam fogo em pneus e em dois ônibus em protesto a ordem de despejo, na avenida Valentim Magalhães, altura do número 3.300, no Jardim do Mirante.
A Polícia Militar atirou bombas de gás nos manifestantes e a Tropa de Choque foi acionada. A circulação do transporte coletivo e o fornecimento de energia elétrica foram afetados na região.
Em nota, a Prefeitura informa que se trata de uma área particular e que, por sua vez, o proprietário, assim que soube da invasão, entrou imediatamente com processo de reintegração de posse, sendo julgado procedente. Por ser uma área particular, a Prefeitura não possui nenhum poder de ação no caso.
O dois ônibus municipais incendiados no protesto são de Santo André e de Mauá.
Em Santo André o ônibus atendia a linha T-27 (Condomínio Maracanã – Estação Santo André). O veículo chegou ao ponto final às 4h03, momento que o motorista foi rendido e o ônibus foi desviado da rota, sendo levado à avenida Valentim Magalhães, no Jardim do Mirante. Na sequência, o ônibus foi incendiado.
A Prefeitura não informa quantas famílias ocupam o terreno e nem a destinação destes ocupantes.