
A prefeitura de Santo André dobrou o número de agentes de trânsito nos períodos da manhã e da tarde, no entorno do Viaduto Castelo Branco, que está completamente fechado ao trânsito para obras de reforço estrutural. Além de mais agentes, o tempo de diversos semáforos foi alterado para garantir mais fluidez e até dois guinchos ficam de prontidão para evitar que veículos quebrados afetem ainda mais o trânsito. Em live na quinta-feira (17/11) em sua rede social o prefeito Paulo Serra (PSDB) recebeu muitas mensagens de munícipes reclamando do trânsito caótico no entorno da obra. O chefe do Executivo contornou as críticas e disse que softwares de monitoramento e engenheiros de tráfego estão monitorando a situação e na próxima semana os usuários devem ver melhoras no trânsito.
“Dezenas de engenheiros de tráfego estão envolvidos, há caminhos alternativos que foram pensados. Foi preciso interditar totalmente o viaduto por segurança, para que fosse feito o reforço estrutural. Mesmo tirando só o tráfego pesado a obra corria risco, então precisamos fechar totalmente, mas avisamos 20 dias antes”, disse o prefeito. A previsão para conclusão das obras é de 20 meses. “Mas pode ser que termine antes”, disse Serra.
O prefeito falou de uma parceria com o Waze que já encaminha o motorista para rotas alternativas e disse que, em sete dias, o software de monitoramento trará um diagnóstico mais preciso e poderá até indicar novas mudanças no trânsito para maior fluidez. “Conforme as pessoas buscam conhecimento sobre a interdição o trânsito vai se acomodando também”, disse o tucano, que também já sofreu com a mudança em um deslocamento que demoraria 15 minutos, perdeu 40 minutos.
Em nota,a Secretaria de Mobilidade Urbana informou que realizará apenas na semana que vem um diagnóstico com base nos dados dos primeiros dias de fechamento do viaduto. “A pasta tem adotado diversas medidas para minimizar o impacto no trânsito, entre reforço no número de agentes do Departamento de Engenharia de Tráfego e ajustes no tempo de semáforo de vias da região. A pasta também empenhou um guincho para veículos pesados e um guincho para veículos leves com monitoramento 24h através da equipe da semafórica”.
De acordo com o informe número de agentes dobrou nos na praça Galdino Ramos da Silva; avenida da Paz; rua Tamoios; rua Uruguaiana; retorno do trólebus; rua das Figueiras x avenida José Amazonas + rua Catequese; rua das Monções x rua das Figueiras; rua das Figueiras x rua das Bandeiras; rua Catequese x avenida Dom Pedro II; baia da rua Itambé; avenida Industrial x rua Itambé; e acesso ao viaduto Adib Chammas.
A prefeitura também realiza, através da Central Semafórica, monitoramento e está identificando pontos de congestionamentos e realizando ajustes pontuais para maior fluidez. Foram alterados os tempos dos semáforos nos seguintes locais: avenida dos Estados x rotatória da avenida da Paz; avenida dos Estados x rotatória Santa Teresinha (Sesi/Prefeito Saladino), onde foi retirado o tempo semafórico do Viaduto Castelo Branco deixando somente tempo de travessia de pedestre e ajuste de fluidez na saída da rua Bartolomeu de Gusmão e saída do Sesi; avenida Industrial entre os cruzamentos da rua das Caneleiras até a rua Marina foi elevado tempo para maior fluidez; avenida Industrial x Maria Ortiz; em toda a avenida Dom Pedro II; rua das Figueiras x Catequese e rua das Figueiras x rua das Monções; avenida Quinze de Novembro x rua das Figueiras; viaduto Pedro Dell’Antonia e na avenida Industrial x rua Itambé.