
As festividades de Ano Novo iniciam neste sábado (31/12), e o mundo inteiro se prepara para receber 2023 com boas energias. Para alguns, a virada de ano é momento sagrado, e existem superstições que podem atrapalhar o novo ano e/ou atrair um período mais próspero, e até melhor que o ano anterior.
A cuidadora de idosos, Maria de Fátima Soares Coura, 53, diz que é tradição da família colocar uma folha de louro na carteira de cada membro da família para afastar energias ruins e atrair prosperidade para o ano que está prestes a entrar. “Um dia antes da virada, eu compro folhas de louro no mercado para que possamos celebrar esse momento único que é o Ano Novo”, diz.
O caminhoneiro Raimundo Rodrigues Lopes, 58, que sempre vai com a esposa e os três filhos para a Praia Grande, no Litoral de São Paulo, a tradição é cumprir os famosos “pulinhos” em sete ondas da praia e a cada onda fazer um pedido que deve se cumprir no novo ano. “Aproveito essa tradição de pular sete ondas quando é o momento do Ano Novo. Na verdade é bem comum essa superstição entre os brasileiros”, diz.
Já o estudante Fabio Henrique Sato, 20, as simpatias são cumpridas de acordo com a origem japonesa, na virada do ano. Sato conta que a tradição de sua família é jantar no dia 31 de dezembro um cardápio pra lá de especial: Toshikoshi soba, feito com macarrão de trigo sarraceno, acompanhado com caldo dashi, alga konbu e lascas de peixe. “Essa refeição simboliza resiliência e sabedoria para a pessoa que come esse alimento tão importante na nossa cultura”, expõe.
Após a virada do ano, a família Sato tem o costume de comer uma refeição conhecida como Osechi Ryori. Na sua composição está presente o datemaki (uma espécie de omelete doce), que traz pedido por dias melhores; konbu, um tipo de alga, que representa alegria, e tai, um peixe, que simboliza a sorte.
Outras superstições
Além destas, há quem acredite que a cor da roupa vestida durante a virada do ano possa atrair determinados sentimentos e/ou regalias. Por exemplo: a cor branca traria paz e prosperidade. O amarelo, dinheiro. A cor azul estaria ligada à saúde, enquanto o vermelho e o verde trariam, respectivamente, amor e esperança.
Frutas
Existe também uma superstição de que, ao colocar três sementes de romãs entre os dentes, sem mastigá-las, pode-se fazer um pedido ligado à fartura. Em seguida, deve-se embrulhar as sementes num papel e guardá-las na carteira. Uma superstição semelhante é a que envolve comer sete uvas e separar as sementes num papel, que deve ser guardado na carteira.
Pé direito
Uma outra superstição envolve utilizar o pé direito para entrar em algum lugar ou subir um degrau. A crença é de que a ação alavancará a vida de quem a cumprir.