
A temporada de chuvas de verão começou com temporais por todo o Estado. A Defesa Civil já fez uma série de alertas sobre os problemas que podem ser causados em algumas regiões em consequência do clima chuvoso. Na região, as prefeituras se organizam para ter equipes que possam auxiliar aqueles que estão presos em alagamentos, enchentes ou mesmo em relação a queda de árvores.
A primeira ação é a orientação sobre o que fazer nos temporais. É recomendado que os munícipes evitem enxurradas, se protejam de raios, procurem um abrigo seguro, longe de árvores e áreas descampadas. Caso tenha algum sinal de vulnerabilidade para deslizamento de encosta, o local deve ser evacuado imediatamente.
Em Ribeirão Pires, a Defesa Civil durante promove durante todo o ano desassoreamentos de rios e córregos, limpeza de bueiros e bocas de lobo, podas de árvores, capinação e limpeza, monitoramentos e fiscalizações. Somente em 2022, 30 rios e córregos já receberam serviços.
Além disso, possui oito Estações Meteorológicas Automáticas (EMA) que envia dados em tempo real para monitoramento de eventos adversos e desastres naturais. Além disso, tem plantão 24 horas e atende via 199 ou 4825.1830 e por e-mail defesacivil@ribeiraopires.sp.gov.br, caso o munícipe necessite.
Mauá está em estado de atenção por conta da possibilidade de chuvas fortes, entre terça-feira (03/01) e esta sexta-feira (06/01). Segundo dados dos radares meteorológicos fornecidos pelo Governo Estadual, a previsão é de cerca de 120 mm nas próximas 48 horas.
Com o alto índice pluviométrico, a Prefeitura mauaense orienta a população em caso de possíveis alagamentos e deslizamentos. Os moradores em áreas de risco devem ficar em alerta e procurar um local seguro, caso necessário.
Em caso de emergência, o munícipe pode acionar a Defesa Civil (199), o Corpo de Bombeiros (193) ou o SAMU (192). A Defesa Civil opera 24 horas no monitoramento e na orientação aos munícipes.
A Prefeitura tem a Operação Chuvas de Verão, desde 25 de novembro de 2022, que tem o objetivo de acompanhar as condições meteorológicas e atuar de maneira coordenada em casos de necessidade.
São Bernardo
O município recebeu da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil aviso de Risco Meteorológico em toda a região metropolitana do Estado, entre esta terça e sexta-feira (3 e 6/1). Para evitar ocorrências de maior gravidade, a Defesa Civil do município mantém até o dia 15 de abril a 6ª edição da operação Pé D´Água, que promove o monitoramento das chuvas, mutirões preventivos nas áreas mais vulneráveis, além de plano de resposta para situações de emergência e eventuais incidentes. A Defesa Civil atende a população em regime de plantão 24h pelo número 199.
Santo André
A cidade tem previsão de chuvas intensas nesta terça-feira (3) e sexta-feira (6). Estão previstos acumulados de 120 mm, acompanhados de raios, ventanias e queda de granizo. A Defesa Civil solicita atenção especial às áreas mais vulneráveis, em que pode haver riscos de deslizamentos, desabamentos e alagamentos.
Em caso de emergência os munícipes devem acionar a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193). A população também pode receber os alertas cadastrando o número de celular através do número 99584.5372. Os alertas e orientações do que fazer em caso de risco ou desastres também são publicados nas redes sociais oficiais do Município.
Diadema
A Defesa Civil orienta os munícipes que em caso de emergência, pode ligar para 193 (Bombeiros) ou Defesa Civil, no 0800-7705-559 (GCM). Em caso de emergências, há prerrogativa de mobilizar profissionais e equipamentos de outras áreas da Prefeitura e, até mesmo, de instituições privadas. A população é orientada regularmente a adotar medidas preventivas e acionar o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil em caso de emergências.
A população deve observar algumas dicas importantes, não jogar lixo nas ruas, córregos ou rios; manter limpo quintais, bueiros para escoamento da água da chuva; desobstruir ralos e calhas; não bloquear passagem de água das casas acima da sua; ensacar bem o lixo e colocar em local alto como caçamba/lixeira e se ameaçar chover forte, evite sair desnecessariamente.
São Caetano
A Prefeitura sul-sancaetanense realizou na última quarta-feira (28/12), uma reunião sobre o Plano Municipal de Contingenciamento de Proteção e Defesa Civil para Enchentes e Inundações no período de chuvas intensas.
O encontro foi realizado no CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) com representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, GCM (Guarda Civil Municipal), Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Gabinete do Prefeito, secretarias municipais e do Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental).
A reunião tratou sobre o direcionamento das ações dos departamentos em eventuais alagamentos, enchentes, inundações ou processos decorrentes das chuvas de verão. Tais ações serão adotadas para prevenção, resposta, assistência e reabilitação de áreas atingidas. Na ocasião, foram apresentados os procedimentos de monitoramento do CGE e a classificação dos cenários de riscos e alertas.
Rio Grande da Serra
O município informa que a Defesa Civil recebe diariamente informativos meteorológicos do estado, podendo assim, ter ações de prevenção em determinadas situações. Além de divulgar para os munícipes, os riscos existentes para os próximos dias.