
A falta de luz há quase seis dias nos postes da rua Bem Me Quer, no bairro Chácara Maria Aparecida, em Mauá, tem gerado reclamações de moradores, preocupados com a segurança, por conta da escuridão.
Daniela Carla Pereira, moradora do bairro, relata que mais da metade da rua em questão se encontra na escuridão “Nós, mulheres, que saímos de casa às 4h30 para ir pegar o ônibus para o trabalho, ficamos com medo de assaltos e outros tipos de crimes”, relata.
Até novembro de 2022, a Secretária de Segurança Publica de São Paulo (SSP-SP) registrou 2.248 roubos em Mauá, além de 3.137 casos de furto. Outro crime que a escuridão nas ruas pode acarretar é o de estupro e, no município, foram 83 casos em 11 meses do ano passado.
A reclamante diz que os moradores já convivem com medo de serem roubados em todas as horas do dia, mas a escuridão agrava o medo. “Ultimamente estão roubando à luz do dia, imagina nesse horário, na completa escuridão”, expõe.
Procurada, a Enel Distribuição São Paulo informa que a iluminação pública é de responsabilidade da Prefeitura. Já a Prefeitura de Mauá não se manifestou até o fechamento desta reportagem.