
Com auditório lotado, os trabalhadores aprovaram por unanimidade o início do processo eleitoral dos Metalúrgicos do ABC ao triênio 2023-2026 em Assembleia Geral na quinta-feira (26/01) na sede do sindicato. Esta é a nona vez seguida que os Metalúrgicos do ABC renovam a Direção escolhendo diretamente seus representantes nos locais de trabalho por meio dos CSEs (Comitês Sindicais de Empresa).
Foram definidos o calendário, a Comissão Eleitoral e a relação de fábricas com Comitês Sindicais. Serão 46 empresas da base com 156 representantes dos CSEs e o CSA (Comitê Sindical dos Aposentados), com 6 membros.
O presidente dos Metalúrgicos do ABC, Moisés Selerges, destacou o slogan da campanha eleitoral deste ano, que será ‘A Retomada’. “Agora é hora da retomada da democracia, de direitos, da liberdade, da alegria de viver, a retomada para que a gente possa ser feliz. Enquanto tiver gente dormindo nas ruas, enquanto tiver trabalhadores passando fome, a luta não para”, afirmou.
Modelo de organização
O modelo de organização com CSEs, vigente desde abril de 1999, fortalece a categoria no local de trabalho e garante representatividade no chão de fábrica. Esta será a 23° direção da categoria eleita desde 1959 e o processo é dividido em duas etapas: no primeiro turno, são eleitos os CSEs e no segundo turno, o Conselho da Executiva da Direção e o Conselho Fiscal. Os dois turnos das eleições acontecem nos meses de março e abril, respectivamente.