
Os moradores do Condomínio Royale Noble Residence, na rua Caminho do Pilar, 401, em Santo André, sofrem há 3 anos com falta de luz e oscilações da energia elétrica. A eletricidade demora até quatro horas para voltar e isso tem provocado prejuízos, como falta de internet, queima de eletrodomésticos e desligamentos de aparelhos de respiração. Os residentes montaram um abaixo-assinado e quando chegar a 1.000 assinaturas querem encaminhar petição ao prefeito Paulo Serra e a concessionária Enel.
Uma das principais vítimas é a família de Múcio Dias da Silva, 51, professor de educação física. O filho tem paralisia cerebral e precisa de cuidados especiais. Quando acaba a energia elétrica é um transtorno. “Precisamos sair e levar ele para o hospital para colocarem um respirador, pois ele depende de aparelhos de respiração, necessita de ventilação mecânica”, comenta.
O professor diz que a bateria do aparelho dura até 30 minutos, e quando acaba ele corre risco, caso não haja novamente conexão com o respirador. Silva comenta que à noite é o período mais delicado do filho. “Ele tem saturação, principalmente quando dorme, então precisa de manutenção, e por isso temos o home care, ele pode ter aceleração cardial e subir ou cair demais, o sistema nervoso central dele é totalmente desregulado”, detalha o pai.
Os síndicos do condomínio, com 840 apartamentos, relatam que o problema é antigo e que a Enel nunca tem uma solução para o problema. “Isso ocorre desde 2019, já fomos na Enel para averiguar os apagões, e depois que a pandemia ficou mais branda, o problema piorou muito, pois agora é dia sim e não, apaga de manhã, tarde e noite, estamos sofrendo bastante com esses apagões e a falta de energia. A Enel diz que a vegetação debaixo da rede é precária, porém a Prefeitura não aprova; um passa para o outro e nada é resolvido”, reclamam.
Uma moradora do condomínio que não quis se identificar, relata que já teve muitos gastos por causa da falta de energia. “Essa oscilação prejudica, lâmpadas já troquei várias vezes, e lâmpada led é cara, o meu home theater queimou uma parte, perdeu a função de distribuir o som. Eu tenho uma máquina de lavar roupa e perdi, então tive de trocar, por causa da oscilação de energia, precisei contratar um eletricista para instalar uma fase, porque mesmo sem usar os aparelhos, eles podem queimar com a queda de energia, e aí preciso desligar a chave geral”, explica.
Posicionamento da Enel
A Companhia ainda diz que segue o que determina a resolução 1000/2021 da ANEEL, que estabelece todo procedimento a ser feito pelas distribuidoras de energia elétrica em caso de ressarcimento, em caso de relação a possíveis danos a aparelhos elétricos. Acrescenta que, de acordo com a resolução, o cliente pode realizar sua solicitação via aplicativo, site, contato com a Central de Relacionamento ou comparecer em uma loja da Enel. O cliente pode ingressar com sua solicitação no prazo máximo de até 5 anos a contar da data provável da ocorrência do dano elétrico no equipamento. Para dar entrada no pedido de ressarcimento, é necessário atender os seguintes requisitos: Ser o titular da unidade consumidora onde houve a ocorrência; Informar a data e o horário provável da ocorrência do dano; Relatar o problema apresentado; Descrever as características gerais do equipamento danificado, como marca, modelo, ano de fabricação.