
A Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) formou na última segunda-feira (27/02), 12 residentes que receberam o título de especialistas em clínica médica, cirurgia geral, pediatria, ginecologia e obstetrícia, e medicina da família e comunidade, para atuar em São Caetano. Essa é a segunda turma de residentes que se forma na cidade, credenciada pelo Ministério da Saúde há três anos.
O programa de residência médica inclui, principalmente, a aprendizagem prática nas unidades de saúde do município, além de conhecimentos gerais na área de atuação. “É uma demonstração da parceria entre ensino, saúde e comunidade que o município mantém com a USCS para capacitar e aprimorar os profissionais na área médica”, destaca a secretária de Saúde de São Caetano, Regina Maura.
Sob orientação de médico especialista da rede, os residentes atendem pacientes, são capacitados e recebem atualização profissional, o que qualifica ainda mais os serviços prestados aos munícipes.
A solenidade de segunda-feira contou com a presença do gestor do curso de Medicina da USCS São Caetano, Erico Filev Maia; diretor geral de Medicina da USCS, Sérgio Makabe; gestora da Residência Médica, Ana Piccolo; diretor técnico do Complexo Hospitalar Municipal, Nahor Pedroso, e o gestor adjunto da Residência Médica, Fernando Teles de Arruda.
Confira abaixo a relação de formandos da USCS:
– PEDIATRIA
Nauilo Lima Costa
Taís Mariane Ramos Monteiro
– PSIQUIATRIA
Rafaela Moraes Farias
Maria Jutta Schadeck
– GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA
Caio Felippo Vaiano
Monize Cristina Borges Alvarenga
– CIRURGIA GERAL
Gabriela Carvalho de Araujo
– MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE
Fernanda Duran Ballon Balde
Rodrigo de Oliveira Pierami
– CLÍNICA MÉDICA
Raquel Costa de Aguiar Valim
Bruna Maria Bianchi das Neves