
Moradores do bairro Jardim Zaíra, em Mauá, reclamam do acúmulo de lixo, tanto reciclável quanto orgânico, na rua Júlio Antônio Condé, causado pelo descarte incorreto de resíduos. A alegação é que pilhas de lixo vêm sendo amontoadas no local todas as semanas, em razão da falta de coleta por parte da Prefeitura.
Marcia Alves, moradora da região, conta que por conta da quantidade de lixo, a passagem de pedestres na calçada ficou dificultada. “A situação é ainda pior quando chove, já que todo aquele lixo é levado pela enxurrada e para justamente na frente das casas e do meu estabelecimento”, diz.
A reclamante relata que, na última sexta-feira (31/03), foi feita uma limpeza no local, mas a situação piorou novamente neste fim de semana. “Está bem complicado porque todos jogam lixo no mesmo lugar, então acaba acumulando sempre”, diz.
Marcia comenta que os moradores da região já solicitaram a instalação de uma lixeira no local, mas não tiveram sucesso. “Uma lixeira iria nos ajudar a separar os lixos e, assim, os catadores de recicláveis não destroem os sacos e largam o lixo ali”, expõe a moradora.
Procurada pela equipe do RD, a Prefeitura de Mauá afirma que a coleta de lixo nessa região é feita regularmente, sempre às segundas, quartas e sextas e destaca a necessidade da população ficar atenta para descartar os resíduos nos dias corretos. “Além disso, a Secretaria de Serviços Urbanos vem estudando a instalação de caçamba no local”, informa a administração.